Gerdau compra venezuelana Sizuca

SÃO PAULO, 18 de junho de 2007 - O grupo Gerdau anunciou hoje que chegou a um acordo para adquirir as ações da venezuelana Siderúrgica Zuliana C.A. (Sizuca), considerada a terceira maior produtora de aço da Venezuela. A empresa brasileira informou em comunicado que assinou hoje um contrato para adquirir a totalidade do capital social da Sizuca por US$ 92,5 milhões.

A empresa venezuelana, instalada em Ciudad Ojeda, tem capacidade para produzir anualmente 300 mil toneladas de aço e 200 mil toneladas de laminados.

Com a venda, a Sizuca será a primeira subsidiária venezuelana da Gerdau, a maior produtora de aços longos da América.

"A Venezuela possui uma economia em expansão e demanda interna crescente, assim como grande disponibilidade de energia, pó de ferro e mineral", afirmou o diretor-presidente da Gerdau, André Gerdau Johannpeter, citado no comunicado da empresa.

"Este investimento representa um passo importante para o crescimento do Grupo Gerdau no continente americano", acrescentou o executivo.

Segundo o comunicado, a aquisição permite que a Gerdau esteja presente em um país que vem apresentado crescimento econômico expressivo nos últimos anos (10,3% de expansão em 2006 e em 2005) e crescentes investimentos em infra-estrutura e na construção civil.

(Redação - InvestNews e Agências Internacionais)