ASSINE
search button

Mulher é mais econômica na compra de carro usado

Compartilhar
SÃO PAULO, 13 de junho de 2007 - Homens e mulheres têm atitudes diferentes quando se trata de comprar um carro usado. A conclusão é apontada em uma pesquisa feita na Grã-Bretanha pela Experian, empresa líder mundial em serviços de análises e informações destinadas a apoiar decisões comerciais e financeiras. As mulheres, por exemplo, dão mais importância ao fator preço e mostram tendência a comprar carros com maior tempo de uso, normalmente mais de três anos. Também têm disposição maior para comprar veículos de particulares.

De acordo com as pesquisa, as mulheres não se preocupam tanto como os homens em verificar a situação real do veículo antes de fechar a compra. Essas informações podem ser obtidas com facilidade na Inglaterra, inclusive com um serviço oferecido pela própria Experian, o AutoCheck, que lista fatores capazes de afetar o valor do automóvel envolvido no negócio ou a decisão final sobre a aquisição. O Autocheck mostra se existe alguma dívida pendente, se foi dada baixa no veículo por uma companhia de seguros, se foi roubado e se teve algum problema com a quilometragem, por exemplo.

Segundo a pesquisa, entre as pessoas que compraram carros usados nos últimos três anos, a proporção de mulheres (59%) é maior do que a de homens (50%). Isso pode significar ou que o homem conserva o automóvel por mais tempo ou esteve mais propenso a comprar um carro novo no passado recente.

Entre os que compraram carros de segunda mão, os homens (20%) estiveram mais inclinados a comprar veículos com menos de um ano de uso do que as mulheres (12%). Também estão dispostos a gastar mais de 8 mil libras (cerca de R$ 34 mil) por um carro usado do que as mulheres (31% para os homens, 20% para as mulheres). Mostraram, ainda, mais disposição para fazer o negócio em lojas de maior reputação e respeitabilidade (41% dos homens, 33% das mulheres), capazes de oferecer mais garantias. Em casos de compras de particulares, os homens também se mostraram mais preocupados em verificar a situação legal do veículo antes de fechar o negócio.

Os dados do AutoCheck mostram que apenas 30% dos compradores de carros usados que fazem uma consulta antes de fechar o negócio são do sexo feminino.

(Redação - InvestNews)