REUTERS
WASHINGTON - Os Estados Unidos gastaram em média de 8.701 dólares por aluno para educar suas crianças em 2005, anunciou o Census Bureau nesta quinta-feira, que informou ainda que alguns Estados despenderam duas vezes mais do que outros.
Nova York foi o Estado que mais gastou em educação, destinando 14.119 dólares por estudantes, com Nova Jersey em segundo lugar, com 13.800 dólares, e a capital Washington em terceiro, que investiu 12.979 dólares, informou o Census Bureau. Sete dos dez maiores investidores são do nordeste do país.
Os Estados com menores gastos foram Utah, com 5.257 dólares por aluno; Arizona, com 6.261 dólares; Idaho, com 6.283 dólares; Mississippi, com 6.575 dólares; e Oklahoma, com 6.613 dólares. Os dez Estados que menos investiram estão do oeste e sul do país.
No geral, os Estados Unidos gastaram uma média de 8.701 dólares por estudantes do ensino elementar e secundário em 2005, alta de 5 por cento em relação aos 8.287 dólares do ano anterior, disse agência de estatísticas.
As reformas de educação de um programa aprovado durante o primeiro mandato do presidente George W. Bush colocaram mais ênfase no desempenho dos testes nacionais padronizados. Escolas podem ser penalizadas se falharem repetidamente em alcançar metas de notas dos alunos.
- Não necessariamente o Estado com maiores gastos tem maiores pontuações nos teste, disse Tom Loveless, um especialista de política educacional da Brookings Institution.