Segundo a pesquisa, o aumento no número de consumidores que realizam compras aos domingos é verificado em todas as faixas etárias e independe de sexo. Além disso, a realidade foi verificada em todas as cidades pesquisadas (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Recife), com exceção de Curitiba, onde houve queda de 73% para 63%.
Segundo o estudo, houve um aumento no número de canais de compras usados. Em 2003, cada consumidor usava em média 1,7 canais. Em 2007, o número subiu para 2,2 canais.
O estudo não considera comércios de alimentação (como padarias e restaurantes, por exemplo), de primeira necessidade (farmácias), de lazer (cinemas) e serviços públicos (como hospitais). Entre as compras mais comuns realizadas aos domingos estão as feitas em "lojas de shoppings" (roupas, calçados, brinquedos, óticas e material de construção) e em "mercearias, empórios, quitandas e sacolões", realizadas por 40% da população.
(Valéria Serpa Leite - InvestNews)