ASSINE
search button

Royal Bank of Scotland negocia unidade do ABN nos EUA

Compartilhar

REUTERS

AMSTERDÃ - O Royal Bank of Scotland está negociando com o Bank of America um acordo em torno do LaSalle, a unidade norte-americana do ABN Amro que está no centro da batalha pelo controle do banco holandês, publicou o Wall Street Journal.

Uma solução para o impasse em torno do LaSalle pode abrir as portas para uma proposta de aquisição de todo o ABN pelo Royal Bank of Scotland e seus sócios na empreitada, Fortis e Santander.

O LaSalle é um importante ativo para o RBS, que já é o maior banco internacional nos Estados Unidos, mas o ABN concordou em vender a unidade para o Bank of America no mês passado, no mesmo dia em que a instituição holandesa acertou ser comprada pelo britânico Barclays .

O RBS e seus sócios têm afirmado que querem superar a oferta do Barclays, mas somente se puderem desfazer o acordo para a venda do LaSalle.

Alguns acionistas do ABN contestaram a venda do LaSalle sem seu consentimento, medida que consideram como um bloqueio a um acordo mais lucrativo com o RBS, e a venda da unidade norte-americana --por 21 bilhões de dólares-- foi congelada por um tribunal holandês.

Tanto o ABN quanto o Bank of America apelaram da decisão e o tribunal pretende ter uma posição definitiva sobre o assunto em meados de julho.

O Wall Street Journal, citando fontes próximas da situação, informou na sexta-feira que o RBS e o Bank of America têm conversado sobre um acordo sobre o LaSalle, possivelmente resultando em uma divisão dos ativos do banco.

- As pessoas acham que esta é uma solução muito óbvia, disse Mark Sartori, diretor de vendas e corretagem da Fox-Pitt, Kelton.

O jornal publicou que o Bank of America inicialmente tinha rejeitado as tentativas do RBS para um acordo, mas as atuais conversas podem levar a um acordo se ambos os lados forem beneficiados.

O ABN e o RBS não comentaram o assunto. Nenhum representante do Bank of America foi encontrado imediatamente para falar sobre o assunto.