ASSINE
search button

Petrobras estréia na Nigéria em 2008

Compartilhar
HOUSTON, 2 de maio de 2007 - Os graves problemas sociais da Nigéria contrastam com as reservas provadas de 30 bilhões de barris de petróleo, mais que o dobro das jazidas brasileiras. Metade da produção diária de 2 milhoes de barris é da Shell. Em março do próximo ano é a vez da Petrobras começar a produzir no país africano. A estatal estuda o que fazer com os 70 mil barris que serão retirados diariamente. De boa qualidade, o óleo poderá ser exportado cru ou mesmo processado na refinaria que a estatal estuda adquirir na Europa, caso o negócio seja concretizado.

Liderado pela americana Chevron, o campo de Agpami terá, no delta do Níger, producao de 250 mil barris por dia. Com 13% do negócio, a Petrobras ficará com 35 mil barris, de acordo com o presidente da Petrobras na Nigéria, Rudy Felix Ferreira. A plataforma que vai produzir no campo está na Coréia, a caminho da Nigéria. O campo de Akpo, com produção de 35 mil barris da Petrobras, deverá entrar em operação após o de Agpami.

A empresa brasileira investirá US$ 500 milhões neste ano, o maior aporte desde 1998, quando chegou ao país. Desde então já foram investidos US$ 1,5 bilhão. Em projetos sociais, a Petrobras investe anualmente cerca de US$ 50 milhoes. Rudy disse que os investimentos sociais tendem a crescer com o avanço dos projetos.

A produção de Gás Natural Liquefeito (GNL) dependerá dos projetos mais novos, em fase de exploração ainda.

(Sabrina Lorenzi - InvestNews)