Agência EFE
SEUL - Banco central sul-coreano revela crescimento de 5% em 2006
Seul, 21 mar (EFE).- A economia da Coréia do Sul cresceu 5% em 2006, acima dos 4,2% registrados em 2005, graças ao aumento do consumo privado, ao investimento em equipamentos e ao aumento das exportações, segundo os dados do banco central sul-coreano divulgados hoje.
O número supera as expectativas dos analistas locais. É o melhor resultado da economia sul-coreana desde 2002, quando seu Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 7%.
As exportações aumentaram 12,6%, graças ao comércio de automóveis, maquinaria e semicondutores. As importações subiram 10,8%, devido, em grande parte, à alta dos preço do petróleo.
O consumo privado cresceu 4,2%, o que também reduziu a taxa de poupança nacional para 31,4%.
O diretor da divisão estatística do banco central da Coréia do Sul, Lee Knwang-june, disse que a redução da poupança não é ruim, já que o consumo aqueceu a economia. Mas ele se preocupa com o fato de que 'a despesa fora da Coréia está aumentando'.
O investimento em equipamento e instalações das empresas registrou um aumento de 7,6%.
Em termos nominais, o PIB sul-coreano aumentou 4,6%, para US$ 898 bilhões.
No entanto, em 2006 o crescimento do Produto Nacional Bruto (PNB) foi de apenas 2,3%, devido a uma queda nos preços das exportações e a um aumento dos custos do petróleo e outras matérias-primas.
Nos últimos onze anos o PNB sempre cresce abaixo do PIB na Coréia do Sul.
Em 2006, o deflator do PIB baixou 0,4%, principalmente por causa da valorização da moeda sul-coreana, o won.