REUTERS
RIO - O diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, afirmou que após a consolidação do pólo petroquímico no Sul do país, com a compra da Ipiranga, a estatal vai intensificar conversas com a Suzano Petroquímica e a Unipar para a criação de um pólo no Sudeste.
- Há algum tempo estamos conversando com Suzano e Unipar. Vamos aprofundar essas discussões buscando integração e sinergia, assim como fizemos no Sul - afirmou Costa.
Sobre a refinaria adquirida da Ipiranga, no Sul, ele informou que a empresa estuda junto com os parceiros Braskem e Ultra ampliar a capacidade de produção.
- Criamos um grupo de trabalho para avaliar os incrementos que podemos fazer na refinaria. Pode ser o aumento da produção de nafta - disse Costa, lembrando que a unidade tem capacidade para processar 17 mil barris diários de petróleo.
Ele descartou o fechamento da unidade e disse que também existe a alternativa de produzir biodiesel no local. Costa disse ainda que as negociações para a compra de uma refinaria no Japão continuam em andamento, visando uma unidade em Okinawa com capacidade para 60 mil barris por dia.