REUTERS
WASHINGTON - O Departamento de Energia dos Estados Unidos informou na quarta-feira que investirá até 385 milhões de dólares em quatro anos para financiar novas seis biorrefinarias que vão transformar fontes de celulose como lascas de madeira e palha de trigo em álcool combustível.
Em seu discurso do Estado da União, em janeiro, o presidente norte-americano, George W. Bush, afirmou a parlamentares que pretende elevar a produção atual de etanol nos EUA em cinco vezes até 2017, para tentar reduzir a dependência do petróleo importado do Oriente Médio.
O plano de Bush aposta nos avanços da produção de etanol a partir de lascas de madeira e "switchgrass" (tipo de gramínea) em vez de milho --o insumo atualmente dominante nos EUA.
As unidades, localizadas em Kansas, Flórida, Califórnia, Iowa, Idaho e Georgia, vão custar cerca de 1,2 bilhão de dólares para serem construídas, e deverão produzir mais de 130 milhões de galões de álcool de celulose por ano, segundo o departamento.
- Estas biorrefinarias vão ter um papel decisivo para ajudar a trazer o etanol de celulose para o mercado, e nos ensinar como podemos produzir de uma maneira mais eficiente em termos de custo, disse o secretário de energia, Sam Bodman.
O objetivo é tornar o etanol de celulose competitivo com o etanol de milho até 2012, com custos de produção em torno de 1 dólar por galão, afirmou ele.
O departamento ainda tem de finalizar a oferta de recursos que irá para parceiros na construção das seis plantas, várias das quais envolvem parcerias com grandes companhias como DuPont Co., Waste Management Inc., Goldman Sachs Group Inc. e Royal Dutch Shell, assim como o Laboratório Nacional de Energia Renovável do Departamento de Energia, no Colorado.
Veja quanto receberá cada planta e em que Estado está localizada:
- Abengoa Bioenergy Biomass: até 76 milhões de dólares - Kansas
- Alico Inc.: até 33 milhões de dólares - Flórida
- BlueFire Ethanol Inc.: até 40 milhões de dólares - sul da Califórnia
- Broin Companies: até 80 milhões de dólares - Iowa
- Iogen Biorefinery Partners LLC: até 80 milhões de dólares - Idaho
- Range Fuels: até 76 milhões de dólares - Georgia.