BRASÍLIA, 27 de fevereiro de 2007 - O presidente do Banco Central (BC), Henrique Meirelles, minimizou nesta terça-feira, as preocupações com a inflação no cenário macroeconômico. Em audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, Meirelles disse que a economia brasileira tem outros problemas maiores que a inflação "O problema do Brasil não é a inflação, e muito menos a inflação baixa. São outros temas que estão sendo discutidos por esta Casa e pelo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento)", disse o presidente do BC.
Aos senadores, Meirelles defendeu o sistema de metas usados pelo Brasil e destacou a queda da diferença entre o juro brasileiro e a taxa norte-americana. Conforme números apresentados por Meirelles, a diferença era de 16,25 pontos percentuais, em 2005, e caiu para 7,75 pontos percentuais, em fevereiro de 2007.
Por fim, Meirelles também comentou que assim como os analistas de mercado, o Comitê de Política Monetária (Copom) concorda que o cenário de inflação é positivo no Brasil. "Concordamos e reduzimos os juros", disse ao se referir a decisão na reunião de janeiro do colegiado.
(Fernando Nakagawa - InvestNews)