Este mês, o universo dos inadimplentes teve discreta queda na comparação mensal, saindo de 41% para 40%. Já em relação a fevereiro de 2006, o volume de inadimplentes correspondia por 38% dos entrevistados.
De acordo com o levantamento, o comprometimento da renda, que indica o percentual dos rendimentos empenhados com o pagamento de dívidas, recuou para 33% neste mês, contra 35% em janeiro.
"A melhora na inadimplência, verificada nos últimos dois meses, revela que os consumidores estão preocupados em quitar seus débitos, inclusive por meio de novos empréstimos. Isso explica os recentes aumentos do endividamento", afirma o presidente da Fecomercio, Abram Szajman. No entanto, segundo ele, "há ainda um descompasso entre a queda da Selic e as taxas de juros impostas aos consumidores. Além disso, a oferta de crédito tem crescido mais do que a renda e o emprego. Esses fatores aumentam o risco de que a inadimplência volte a crescer no futuro".
(Redação - InvestNews)