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Vivo já conta com a liderança da Claro

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SÃO PAULO, 30 de novembro de 2006 - Presidente da empresa, Roberto Lima, diz que ser o primeiro não é ter mais clientes. A perspectiva iminente de a TIM ser incorporada à Claro, como resultado da provável aquisição da subsidiária brasileira da Telecom Italia pelo grupo mexicano Telmex, de Carlos Slim Helú, levou a Vivo a assumir que está prestes a deixar de ser a líder do mercado doméstico de telefonia móvel, pelo menos em clientela.

Pelos números atuais, os 29,96% de participação que lhe garantem o primeiro lugar no ranking nacional ficarão muito abaixo - 18,31 pontos percentuais - dos 48,27% que somarão as fatias das duas teles candidatas à fusão, hoje segunda e terceira colocadas com, respectivamente, 25,14% e 23,13%.Contrariando os especialistas que nesse setor vinculam participação de mercado à rentabilidade, e por consequência à liderança, o presidente da Vivo, Roberto Lima, disse que ser a primeira pode significar a que "define os rumos do setor", ou a que "bate o tambor".

Prestes a inaugurar sua rede nova em tecnologia GSM, a Vivo propõe o compartilhamento de infra-estrutura como para maior racionalidade e busca efetiva de retorno financeiro às empresas e aos acionistas. "É bom mesmo que se fale muito em lucro porque as empresas celulares têm registrado margem Ebitda média de 20%, o que é muito baixo". Com a Claro e TIM juntas, o mercado certamente praticará ofertas e tarifas menos agressivas, levando conforto ao mercado e lucros aos jogadores, afirmou Lima.

(Thaís Costa - InvestNews)