A Garantech, detentora de 80% do segmento, segundo pesquisa da própria empresa, espera fechar 2006 com crescimento de 28%, seis vezes maior que os 5% estimados, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), para todo o comércio varejista. A Mapfre Seguros prevê crescimento de 50% em prêmios, em 2007, sobre os R$ 5 milhões registrados de janeiro a outubro deste ano. Já o Magazine Luiza montou uma seguradora só para esse fim, em parceria com a Cardiff: a Luiza Seg.
Nascida da parceria entre a Wirpool e o Unibanco AiG, a Garantech mudou a estratégia e investiu em treinamento e, de janeiro a outubro, vendeu 13,5 milhões de contratos. A empresa buscou nas falhas do setor uma forma de avançar nas vendas. "Investimos fortemente em nosso call center e em treinamento. Faltava aos consumidores conhecer o produto e, aos atendentes, informações. Nas assistências técnicas, um relacionamento mais estreito entre a empresa e os postos de serviços fez a diferença", explicou o responsável pela operação Garantech, Alexandre Badolato.
A empresa não divulga os valores de investimento nem os de faturamento, mas garante que no Natal, espera superar as vendas em 20% em relação ao ano passado.
Desde sua fundação, em 1998, a Garantech já comercializou 41.121.035 contratos. Em 2005, foram vendidos 12,1 milhões de contratos.
"No final do ano, com o 13º salário, muitos consumidores deverão adquirir bens duráveis como eletrônicos, móveis e outros utensílios. Por isso, o mercado de garantia estendida deve ficar ainda mais movimentado neste período", diz Badolato.
Entre os diferenciais da empresa está o tamanho da rede, formada por mais de 2.900 assistências técnicas cadastradas, interligadas 24 horas com a Garantech. A Central de Atendimento interna permite maior agilidade na resposta ao consumidor, assim como a Área de Peças, que busca componentes em todo território nacional, para que o reparo seja feito com a maior rapidez. A área de treinamento da empresa conta, atualmente, com mais de 36 mil vendedores treinados para oferecer maior proteção a todos os consumidores.
Leia mais sobre o assunto no decorrer da manhã.
(Silvana Orsini - InvestNews)