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Garantia estendida ainda causa algum transtorno

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SÃO PAULO, 29 de novembro de 2006 - A grande queixa dos consumidores que adquirem a garantia estendida no varejo não reside na falta de informações. "A reclamação está na forma de atendimento", informa o técnico de defesa do consumidor do Procon-SP, Erwin Siperech.

Segundo o especialista, os consumidores se expõem a alguns transtornos. "Não sabem a quem se dirigir ao certo. Não sabem se procuram o varejista, a seguradora ou a assistência técnica. Muitas assistências são desinformadas", explica o especialista. "É comum o consumidor argumentar que não são atendidos como esperavam. Mas de maneira geral, as reclamações não são freqüentes", informa.

A garantia estendida, explica Siperech, é um opcional. "Não pode ser comercializada como um benefício agregado para não caracterizar venda casada, que é ilegal".

Ao adquirir o produto, o consumidor deve ler o contrato e verificar se as cláusulas são claras. "Precisa se informar sobre o produto no ato da aquisição para poder tirar melhor proveito do serviço", aconselha.

(Silvana Orsini - InvestNews)