ASSINE
search button

Aneel autoriza novos aumentos de tarifas

Compartilhar
SÃO PAULO, 29 de novembro de 2006 - A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou hoje o reajuste das tarifas das distribuidoras Centrais Elétricas de Rondônia S/A (Ceron), Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) e Companhia de Eletricidade do Acre (Eletroacre). As tarifas da Ceron e da Eletroacre entrarão em vigor amanhã, dia 30.

O reajuste tarifário da CEA, cuja data de aplicação também seria dia 30, não poderá vigorar até que a empresa regularize débitos com encargos setoriais. Os cálculos da Aneel para as tarifas da concessionária abrangem 24 meses, entre novembro de 2004 e outubro de 2006. Esse período se justifica pelo fato de não terem sido aplicados os reajustes anuais também por inadimplência.

Para os clientes de baixa tensão (abaixo de 2,3 kV, no caso residências), na área da Ceron o aumento previsto é de 8%; na CEA 38,63% e na Eletroacre, de 10,14%.

Já aos consumidores de alta tensão (de 2,3 a 230 kV, as indústrias), na área da Ceron o aumento chega a 13,43%; na CEA, 47,11%; e na Eletroacre, 16,69%.

A Ceron (RO), atende 398.567 consumidores de 52 municípios de Rondônia. A CEA (PA) atua em 14 municípios com 129.849 consumidores. Já a Eletroacre (AC), atende 150.127 consumidores de 22 municípios do Acre.

Ao calcular os índices de reajuste das distribuidoras, a Aneel considera a variação de custos contemplados no último reajuste tarifário concedido. Além dos custos administrados pelas empresas (operação e manutenção da rede, mão-de-obra e contratação de serviços de terceiros), sobre os quais incide o Índice Geral de Preços de Mercado (IGP-M), o cálculo da tarifa inclui despesas como energia comprada de geradoras, encargos como CCC, RGR, taxa de fiscalização e encargos de transmissão.

(Redação - InvestNews)