De acordo com comunicado postado pelo banco, os investimentos totais, que somam R$ 378 milhões, vão gerar cerca de 15 mil empregos, ampliando o número de trabalhadores formais no mercado de varejo.
O projeto, que compreende o período de setembro de 2005 a dezembro de 2008, envolve a atualização dos sistemas de informação e controle, a reforma de 11 lojas da rede e a expansão da área de vendas, com a abertura de 157 lojas, sendo 117 do tipo tradicional e 40 do tipo express. Desse total, já foram inauguradas 42 lojas e seis foram reformadas.
Semana passada, a Lojas Americanas anunciou a fusão de sua controlada, a Americanas.com, com a também varejista virtual Submarino. A fusão resultará na criação da B2W - Companhia Global de Varejo, nova sociedade que terá ações negociadas no Novo Mercado da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) e já nasce com uma participação de cerca de 60% do comércio online do Brasil.
Como parte do acordo, a Americanas terá de fazer um aporte de cerca de R$ 175 milhões na Americanas.com. Não se sabe se parte desses recursos obtidos junto da estatal também podem ser destinados para este fim.
A Lojas Americanas foi criada em 1929 e hoje opera em 19 Estados, formando uma rede com 212 pontos de vendas em todas as regiões do País. Diariamente, circulam pelas lojas cerca de 1 milhão de clientes, podendo chegar a 2 milhões em épocas de eventos com a Páscoa, Dia das Crianças, Dia das Mães e Natal.
(EC - InvestNews)