ASSINE
search button

Anamaco reduz projeção de vendas de 8% para 5,5%

Compartilhar
SÃO PAULO, 28 de novembro de 2006 - As vendas de materiais de construção devem encerrar este ano com expansão de 5,5%, ante o registrado em 2005, estima a Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco). No início do ano, a entidade havia projetado um crescimento de 8%. Segundo Cláudio Conz, presidente da Anamaco, o primeiro trimestre do ano foi positivo para o setor, com destaque para os meses de janeiro e fevereiro. Porém, o segundo trimestre, apresentou declínio. "Talvez a Copa do Mundo, o efeito PCC - ataques de uma facção criminosa que atua nos presídios paulistas - e a perda de dias úteis, com vários feriados, tenham atrapalhado mercado", explica Conz.

No acumulado do ano (janeiro a outubro), o setor cresceu 4,5% sobre o mesmo período do ano passado.

Agora, a expectativa é de que a antecipação do 13º salário e os reajustes salariais influenciem as vendas neste fim de ano. "Por isso, acreditamos que o setor fechará 2006 com 5,5% de crescimento. A chegada do fim do ano inspira as pessoas a reformarem suas casas", afirma Conz.

Em 2006, houve um aumento de 10% do consumo dos materiais pelas construtoras, enquanto que as vendas destinadas aos consumidores cresceram apenas 3%. Para a entidade, o aumento no volume de vendas para construtoras é reflexo da queda nos juros e da ampliação da oferta de crédito.

(Redação - InvestNews)