ASSINE
search button

Venda de material de construção cresce 5,23%

Compartilhar
SÃO PAULO, 27 de novembro de 2006 - O faturamento total das vendas de materiais de construção cresceu 5,23% em outubro, comparado a setembro e 14,07% em relação a outubro de 2005, em valores nominais. O resultado nominal acumulado neste ano está 2,93% superior ao mesmo período do ano passado. No mercado interno, houve crescimento significativo, de 10,24% em valores nominais e 4,89% em valores deflacionados, em relação ao mesmo mês do ano passado. O resultado acumulado no ano, em valores nominais, está 5,33% acima do obtido no mesmo período de 2005.

Este mês, o maior destaque foi o faturamento das exportações, que apresentou um crescimento de 75,88% em relação ao mês anterior e 52,79% em relação a outubro do ano passado, em valores nominais.

A expectativa de fechamento deste ano, com faturamento acumulado superior ao de 2005, continua sendo reforçado pelos resultados positivos apresentados no mês.

Os materiais de acabamento apresentaram desempenho inferior ao dos materiais básicos. O faturamento acumulado das vendas dos materiais de acabamento de janeiro a outubro apresentou crescimento de 3,80% em relação ao mesmo período do ano passado, em valores nominais.

No mercado interno, o faturamento acumulado no ano, em valores nominais, está 4,90% acima do obtido no mesmo período de 2005. O resultado em valores nominais deste mês ficou 1,45% acima do obtido no mesmo mês do ano passado.

No mercado externo, o resultado do mês ficou praticamente equivalente ao do mês anterior, com queda de 0,89%, também em valores nominais.

O desempenho das vendas dos materiais básicos neste mês foi bem superior ao dos materiais de acabamento, com grande destaque para as exportações. O faturamento dos materiais básicos do mês apresentou crescimento de 8,86% em relação ao mês de setembro e de 17,95% em relação a outubro de 2005, em valores nominais. O resultado acumulado nominal desde janeiro deste ano está 2,72% superior ao observado no mesmo período do ano passado.

No mercado interno, o faturamento nominal apresentou, neste mês, crescimento de 1,97% em relação ao mês anterior e 12,51% em relação ao mesmo mês do ano passado. O resultado acumulado no ano, em valores nominais, apontou crescimento de 5,43% em relação ao do ano passado.

Destaque também para o resultado das exportações dos materiais básicos em relação ao mês passado, que apresentou crescimento de 114,31% em valores nominais. Em relação ao mesmo mês do ano passado, o crescimento foi de 82,07% em valores nominais e de 73,24% em valores deflacionados.

O desempenho das vendas dos materiais com IPI reduzido continua positivo. Neste mês, o faturamento nominal apresentou crescimento de 11,51% em relação a outubro do ano passado e de 0,52% em relação a setembro deste ano. No resultado acumulado do ano, observa-se um crescimento de 9,98% em relação ao mesmo período do ano anterior em valores nominais e de 4,51% em valores deflacionados.

(Redação - InvestNews)