Destaque também para a reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), que na quarta-feira apresenta sua decisão sobre a taxa de juros brasileira. A expectativa é que autoridade monetária anuncie um corte de 0,5 ponto percentual em sua última reunião do ano, com a Selic encerrando 2006 em 13,25% ao ano.
No fronte externo, serão apresentados dados sobre o mercado imobiliário, gastos com construção, confiança do consumidor e a segunda preliminar do PIB dos EUA no terceiro trimestre.
Na sexta-feira, a Bovespa registrou um pregão de realização de lucros, recuando 0,74%, para 41.758 pontos. Apesar da queda, o indicador registrou a quinta semana consecutiva de valorização, avançando 1,77%.
Os índices futuros indicam possibilidade de nova sessão de realização. Há pouco, o Ibovespa com vencimento em dezembro caía 0,14%, para 41.790 pontos, na Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM&F).
Na Ásia, Tóquio e Seul iniciaram a semana em alta, avançando 0,96% e 0,24%, respectivamente. Na Europa, Londres opera em baixa de 0,48% e Frankfurt perde 0,86%.
(EC - InvestNews)