ASSINE
search button

Companhias japonesas acertam compra da Amcel

Compartilhar
SÃO PAULO E CURITIBA, 27 de novembro de 2006 - A International Paper do Brasil (IP) anunciou hoje a assinatura de memorando de entendimento com as japonesas Marubeni Corporation e a Nippon Papers Industries para a venda da Amapá Florestal e Celulose (Amcel). O valor do negócio não foi divulgado, mas as estimativas do mercado são de que fique entre US$ 110 milhões e US$ 130 milhões.

O negócio será submetido à aprovação da assembléia de acionistas da companhia, mas a expectativa do presidente da IP no Brasil, Maximo Pacheco, é de que esteja concluído ainda até o final deste ano.

A Amcel, instalada em Santana (AP), possui 300 mil hectares de área, sendo 67 mil de florestas plantadas de pinus e eucalipto. A empresa produz e exporta cavacos de madeira e biomassa com faturamento anual próximo de U$$ 65 milhões.

As compradoras devem dividir o controle e aumentar a área plantada para aproximadamente 100 mil hectares. A japonesa Nippon Paper deverá consumir boa parte da produção brasileira, que poderá também ser vendida a outros mercados, como o europeu.

(Rita Karam e Cristina Rios - InvestNews)