ASSINE
search button

Selic deve cair 0,50 ponto percentual, diz Secif

Compartilhar
SÃO PAULO, 24 de novembro de 2006 - O Sindicato das Financeiras do estado do Rio de Janeiro (Secif-RJ) estima um novo corte de 0,50 ponto percentual na taxa Selic na reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) da semana que vem. Atualmente, a taxa Selic está em 13,75% ao ano.

O presidente da instituição que agrega as financeiras, José Arthur Assunção, explica que com a inflação inteiramente sob controle, o Copom vai continuar baixando os juros. "A meta para esse ano de inflação vai ser conseguida com folga pelo Banco Central e todas as expectativas do mercado apontam para novo sucesso do BC no ano que vem. Desse modo, a taxa de juros real da economia (taxa nominal descontada a inflação) vai vencer enfim o patamar de 10 pontos percentuais ao longo do próximo ano", prevê.

Para 2007, Assunção acredita que os cortes na Selic deverão ser menores. "Se o Copom realmente baixar a taxa para 13,25% nessa reunião, ele poderá fazer oito cortes de 0,25 ponto ao longo de 2007, trazendo a taxa Selic para 11,25%, o que faria com que a taxa real de juros caísse para algo em torno de 7% se a inflação fechar ano que vem em 4% como prevêem os agentes econômicos no momento. Mas é evidente que tudo ainda são especulações. Muita água vai rolar nos próximos meses, mas o cenário da macroeconomia é, sem dúvida, muito bom", assegura o executivo.

(MLC - InvestNews - Serviço de Mercado e Cotações - SMC)