Reuters
RIO DE JANEIRO - A espanhola Elecnor venceu a disputa pela concessão para construção de uma linha de transmissão de energia interligando Acre, Rondônia e Mato Grosso, o chamado 'linhão'.
Oito empresas e dois consórcios participaram da disputa e a proposta vencedora foi a de obter receita anual de 32,390 milhões de reais, o que significa deságio de 51 por cento em relação ao faturamento máximo fixado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que era de 66,1 milhões de reais.
Esse foi o primeiro lote de sete que serão leiloados nesta sexta-feira, na Bolsa do Rio de Janeiro.
A linha que será construída terá uma extensão de 949 quilômetros. O leilão foi disputado em viva-voz entre as espanholas Elecnor e a Control y Montajes Industriales (CYMI). A previsão é que o empreendimento entre em operação em 18 meses.
Foram habilitadas para o leilão desta sexta-feira 28 empresas do Brasil, Espanha, Portugal e Colômbia. Os empreendimentos serão construídos nos Estados da Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Rondônia e São Paulo. O investimento total previsto é de 1,1 bilhão de reais.