ASSINE
search button

700 mil mulheres recebem dois benefícios da previdência

Compartilhar
RIO, 23 de novembro de 2006 - No campo da redução das despesas previdenciárias, o Ipea propõe o fim da duplicidade de benefícios para viúvas. Hoje, 700 mil mulheres recebem aposentadoria pela contribuição do trabalho e também pensão deixada por maridos. Elas representam 12% das idosas que recebem benefícios. E a tendência é que o recebimento de dois benefícios se multiplique se não houver mudança. Como mais mulheres entraram no mercado de trabalho nas últimas décadas, o número de beneficiárias tende a crescer expressivamente.

Outra sugestão é a aposentadoria parcial para idosos que ficam ou voltam para o mercado de trabalho após a idade mínima de receber benefícios. Com aumento do desemprego e da precarização do trabalho, o idoso teve de continuar trabalhando mesmo após pedir aposentadoria para fortalecer a renda familiar. Nos países membros da OCDE, nos quais a população é mais envelhecida, medidas para reduzir o tempo de trabalho foram adotadas. "Isso prepararia o indivíduo para a aposentadoria (previniria doenças como depressão) e reduziria os custos previdenciários", assinala o estudo.

"As mudanças até agora não resolveram o problema de caixa e dificultaram o futuro dos idosos", disse Ana Amélia, referindo-se O tempo mínimo de contribuição passou de cinco para 15 anos de 1998 a 2003.

(Sabrina Lorenzi - InvestNews)