A abertura das lojas vai demandar investimentos da ordem de R$ 43 milhões, incluindo na conta a inauguração, em 2005, de uma loja em Recife, Pernambuco, e outra em Osasco, na Grande São Paulo.
No Nordeste, o Estado do Ceará é visto como uma possibilidade de abertura de loja e em outras regiões do País estão sendo prospectados os Estados de Mina Gerais e Espírito Santo.
Apesar do foco na expansão física, o grupo deve expandir sua participação na Saraiva.com nos itens de cine, foto e artigos de telefonia (não celular). ´Esse projeto pode estar em funcionamento até o final deste ano´, disse Hopp hoje após reunião da empresa com a Associação dos Analistas e Profissionais de Investimentos do Mercado de Capitais (Apimec), em São Paulo. O executivo ressalta que a empresa já vende alguns itens desses segmentos em seu site, mas de forma pouco expressiva, e que o projeto diz respeito apenas às vendas pela internet. ´Nossa loja é uma livraria. O carro-chefe do nosso negócio é livraria e queremos manter essa característica´, afirmou o executivo.
Nos primeiros nove meses deste ano, o lucro líquido do grupo Saraiva registrou crescimento de 17%, chegando a R$ 23,2 milhões. A atividade varejista demonstrou forte ritmo de crescimento nas vendas. As lojas físicas apresentaram alta de 20,8% nas vendas e a divisão de varejo eletrônico registrou incremento de 58,1%.
(Valéria Serpa Leite - InvestNews)