EMPRESAS E NOVOS NEGÓCIOS

Por que abrir uma conta PJ para a sua empresa?

Descubra quais são as vantagens de abrir uma conta bancária para o seu negócio!

Por NEGÓCIOS JB

Publicado em 17/03/2022 às 16:36

Alterado em 17/03/2022 às 16:36

Separar as finanças pessoais e profissionais é uma regra de ouro para qualquer empreendedor Marcello Casal JrAgência Brasil

Você já conhece as vantagens de se ter uma conta bancária para a sua empresa? Se você é um empreendedor novo no mercado precisa estar atento a tudo aquilo que pode ajudar no crescimento do seu negócio.

Quando se inicia um negócio, diversas etapas surgem logo de cara: formalizar o CNPJ, decidir nome e identidade da empresa, criar um plano empresarial e, claro, vender seus produtos ou serviços.
Então ter uma conta corrente jurídica acaba ficando em segundo plano. Só que iniciar um negócio já pensando nessa formalização trará mais vantagens do que você pode imaginar.

A gente entende que muitos empreendedores acabam deixando a conta PJ de lado devido ao processo de abertura que, nos bancos convencionais, são muito complexos e burocráticos. Mas, hoje em dia, abrir sua conta empresarial é bem mais simples e prático do que parece. Por isso precisamos conversar um pouco mais sobre esse passo importante e necessário para o seu negócio.

Trazemos neste post, cinco vantagens em ter uma conta corrente PJ, além de tirar suas principais dúvidas sobre o tema. Confira!

 

Antes de tudo, o que é uma conta PJ?

A conta PJ funciona basicamente como uma conta convencional, que toda pessoa física tem, mas com funcionalidades e soluções voltadas para a administração financeira de uma empresa.

Para ter uma conta corrente pessoa jurídica, obrigatoriamente você necessita de um CNPJ registrado na Receita Federal, independente do tipo de empresa que ele seja (MEI, Pequena Empresa, Microempresa, Sociedade Limitada etc.).

Ter uma conta pessoa jurídica, como citamos antes, não é uma obrigação legal para os pequenos empreendedores. No entanto, ela ajuda muito na formalização do seu negócio.

Imagina enviar boletos com o nome da sua empresa, ou ter um cartão com a sua razão social impresso? Além disso, os bancos e financeiras geram créditos especiais para quem tem contas PJ, o que pode ser um suporte muito bom nos momentos de aperto.

5 Vantagens em abrir conta PJ

Abrir conta PJ traz uma série de vantagens, principalmente no início do negócio, que é quando você precisa de mais atenção quanto a investimentos e organização financeira.

Abaixo, listamos alguns benefícios que somente uma conta PJ traz para você neste momento.

 

1 - Separar finanças pessoais e profissionais

Separar as finanças pessoais e profissionais é uma regra de ouro para qualquer empreendedor. E a gente sabe o quanto essa regrinha é desconsiderada por quem está começando.

Então nada melhor do que começar falando das vantagens em abrir conta PJ, citando esse ponto.

A vantagem mais aparente em ter contas separadas está relacionada aos gastos. Quando você separa os gastos da sua empresa, tem um controle melhor do que entra e do que sai em seu caixa.

Além disso, dá para acompanhar mais de perto a sustentabilidade do negócio, sabendo o melhor momento para fazer investimentos.

Outro ponto que podemos destacar é quanto a organização dos relatórios contábeis. Abrir sua conta PJ e centralizar as movimentações da empresa somente nela, permite que o seu contador gere relatórios mais organizados e assertivos.

 

2 - Pagamentos e créditos facilitados

A movimentação financeira também é muito facilitada quando ocorre entre contas pessoa jurídica. Alguns fornecedores só aceitam boletos de cobrança quando são emitidos a partir de um CNPJ, por exemplo.

Além da praticidade e facilidade gerada para os pagamentos de contas da sua empresa, ainda podemos considerar os créditos que são oferecidos para pessoa jurídica. Muitos bancos e financeiras liberam linhas de crédito, principalmente para pequenos empreendedores, mas só aceitam o depósito, quando feitos em uma conta PJ.

 

3 - Legalização com a Receita Federal

Mesmo que você opte por não abrir conta PJ, anualmente é necessário prestar contas com a Receita Federal.

Sem ter uma conta corrente única para a movimentação da sua empresa, há o risco grande de descontrole e confusões na hora de declarar o imposto de renda. O resultado é que você pode cair na chamada “malha fina” e sofrer algum tipo de ação judicial, com pagamento de multa.

 

4 - Redução de custos com a conta corrente

Pode ser que você não saiba, mas a conta pessoa física possui taxas de manutenção bem mais elevadas do que a conta corrente pessoa jurídica.

Quando você abre uma conta PJ, ganha uma série de benefícios exclusivos do banco e pacotes de serviços que, muitas vezes, são gratuitos para o cliente empresarial.

O resultado é a redução dos gastos com taxas e juros no final de cada mês, permitindo que você invista esse valor em outra área da empresa.

 

5 - Profissionalização do negócio

Por último, a profissionalização do seu negócio é uma vantagem aparente em abrir conta PJ. A maneira como você se apresenta para os clientes faz toda diferença, independente se é um profissional individual ou uma grande organização.

Se, por exemplo, o cliente nota que depósitos, transferências ou outras transações partem de ou para uma conta corrente pessoa física, pode causar alguma perda de credibilidade para o seu negócio.

Como citamos acima, ao abrir conta PJ, você pode emitir boletos personalizados, gerar códigos de pagamentos com o nome da sua empresa e oferecer um serviço bem mais profissional.

 

Tenha uma conta PJ gratuita para o seu negócio

Você sabia que hoje os empreendedores já podem abrir uma conta PJ de maneira muito mais prática, rápida e sem taxas abusivas? Acredite, essa já é a realidade das pequenas e médias empresas.

Com o Banco Cora, por exemplo, você pode abrir uma conta digital para sua empresa, sem burocracias e sem a necessidade de ir até agências físicas.

Todo o processo é feito online, bastando apenas o cadastro dos seus dados, envio do comprovante de endereço e fotos dos seus documentos.

Além da praticidade, a sua conta Cora vem recheada de soluções reais para a empresa, como:

boletos gratuitos e personalizados;

transferências por TED e PIX gratuito, além de serem ilimitados;

cartão de crédito personalizado, com o nome da sua empresa;

acesso individual para sócios ou colaboradores;

conta gratuita e sem surpresas de taxas abusivas;

gestor de cobrança com envio de mensagens automáticas, controle de pagamentos e muito mais.

 

Tags: