CRIPTOMOEDAS

Vantagens e desvantagens de aceitar pagamentos em Bitcoin em seu negócio

...

Por JB CRIPTOMEDAS

Publicado em 28/02/2022 às 14:01

Alterado em 08/03/2022 às 12:00

Bitcoin Reprodução

Bitcoin é uma nova moeda digital que permite a seus usuários enviar e receber pagamentos em todo o mundo. Ainda assim, ela possui várias propriedades únicas, o que lhe confere uma vantagem sobre os métodos de pagamento convencionais, como cartões de crédito, cartões de débito ou transferências bancárias. Por exemplo, a Bitcoin é uma moeda descentralizada, não sujeita a regulamentações governamentais ou manipulações institucionais como as moedas fiduciárias. Isso oferece aos usuários total autonomia e liberdade nas transações.

Por outro lado, a Bitcoin também é uma moeda altamente volátil, com flutuações de preços acentuadas, indefinidas e substanciais. Isso pode ter um pesado custo para os comerciantes e empresas quando o preço da Bitcoin diminui. No entanto, aceitar pagamentos de Bitcoin em sua empresa tem vantagens e desvantagens únicas, como discutido abaixo.

 

Vantagens de aceitar pagamentos em Bitcoin

A integração da Bitcoin nos sistemas de pagamento de sua empresa oferece vários benefícios que transformam significativamente a prestação de serviços e aumentam a lucratividade. Eis porque você deve aceitar os pagamentos Bitcoin.

 

Alarga sua base de clientes

A revolução das criptomoedas inspirou um mercado crescente de consumidores, utilizando criptomoedas como a Bitcoin para adquirir bens e serviços de forma conveniente. Assim, aceitar pagamentos Bitcoin abriria seu negócio a esse mercado lucrativo e atrairia consumidores de diferentes partes do mundo. A Bitcoin aproxima você de uma clientela global, aumentando significativamente a lucratividade. É possível até jogar com a criptomoeda, como na Bitcoin Casino.

 

Custos de transação mínimos

As transações de Bitcoin não requerem intermediários para serem concluídas. Além disso, a utilização da Bitcoin também elimina as taxas de câmbio e os custos de manutenção de contas, uma vez que os usuários não precisam de contas bancárias ou processadores de pagamento para fazer transações. Os preços são relativamente mais baixos que transferências bancárias ou cartões de crédito, quer você transacione a partir de uma carteira pessoal ou de uma plataforma de criptomoedas de uma entidade terceira, tal como a Bitcoin era

Isso permitiria a sua empresa economizar muito dinheiro ao acelerar os pagamentos a fornecedores e distribuidores em países estrangeiros.

 

Processamento de pagamento rápido e seguro

O processamento de pagamentos internacionais através de bancos tradicionais ou processadores de pagamentos muitas vezes dura várias horas, dias ou semanas. Além disso, os prestadores de serviços também estipulam várias restrições, impactando o viés na prestação de serviços. Os pagamentos internacionais geralmente envolvem o compartilhamento de informações entre terceiros, tornando os clientes vulneráveis a fraudes e outros crimes financeiros.

As transações Bitcoin eliminam todos os intermediários, dando aos usuários a merecida autonomia. A ausência de restrições regulamentares às transações Bitcoin também reduz as redundâncias nos sistemas de pagamento tradicionais, garantindo o pagamento imediato além-fronteiras. Além disso, a blockchain da Bitcoin evita a duplicação de gastos e evita fraudes nas empresas.

 

Desvantagens de aceitar pagamentos em Bitcoin

Como outros métodos de pagamento, a Bitcoin também tem riscos que os empresários devem conhecer antes de integrá-la em seus sistemas. Os principais riscos de aceitar pagamentos Bitcoin incluem:

 

Flutuações de preço

Todas as criptomoedas são altamente voláteis, com constantes movimentos de preços para cima e para baixo. Ainda assim, a volatilidade da Bitcoin só poderia prejudicar seus negócios quando os preços caíssem. As flutuações de preços para cima oferecem oportunidades incríveis de rentabilidade, uma vez que permitem que seus fundos ganhem valor. No entanto, as flutuações de preços da Bitcoin significam que você deve acompanhar as mudanças para estabelecer os preços corretos para seus bens e serviços.

 

Ameaças cibernéticas

A Bitcoin existe online e seu uso é limitado à internet. Como tal, ela também está sujeita a várias ameaças cibernéticas, incluindo hacking e fraude. As empresas perderam milhões para ciberataques no passado e estes ainda podem acontecer. Os cibercriminosos se tornaram mais sofisticados e estão constantemente à procura de brechas em carteiras pessoais e plataformas de troca de criptomoedas para explorar. A rede Bitcoin introduz continuamente novas atualizações para aumentar a segurança da rede. Ainda assim, os usuários também devem ter em conta protocolos de segurança padrão para proteger suas carteiras e dados contra uma brecha.

A Bitcoin tem características únicas que podem ajudar ou prejudicar seu negócio. Ainda assim, os prós compensam significativamente os contras. A bitcoin é altamente volátil e vulnerável a ameaças cibernéticas, mas tem um tremendo potencial para dar ao seu negócio o impulso inovador necessário.

Aceitar pagamentos em Bitcoin também lhe permitiria expandir sua base de clientes, reduzir custos e processar pagamentos prontamente e com segurança, com menos riscos.

 

Tags: