Copom mantém taxa básica de juros em 15% ao ano
Selic segue no patamar mais elevado em quase duas décadas
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central manteve nesta quarta-feira (17) a taxa Selic em 15% ao ano pela segunda reunião consecutiva.
Esse é o maior patamar em quase 20 anos.
Com a manutenção da taxa básica de juros da economia, que deverá permanece estacionada até o começo de 2026, o Brasil possui o segundo maior juro real do mundo.
Em relação ao cenário doméstico, o conjunto dos indicadores de atividade econômica segue apresentando, conforme esperado, certa moderação no crescimento, mas o mercado de trabalho ainda mostra dinamismo. Nas divulgações mais recentes, a inflação cheia e as medidas subjacentes mantiveram-se acima da meta para a inflação", informou o Copom.
Na decisão, o comitê mencionou as incertezas "da conjuntura e da política econômica dos Estados Unidos", o que "exige particular cautela por parte de países emergentes em ambiente marcado por tensão geopolítica".
Atualmente, a taxa de juros é a maior desde julho de 2006, durante o primeiro mandato do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), quando a porcentagem estava em 15,25% ao ano. (com Ansa)