ECONOMIA
Economia recua 0,8% de julho para agosto, revela a FGV
Por ECONOMIA JB
[email protected]
Publicado em 19/10/2022 às 13:09
[Indústria] O indicador que mede as perspectivas sobre a produção para os próximos três meses subiu três pontos para 94,1 pontos Foto: José Paulo Lacerda
O Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, caiu 0,8% na passagem de julho para agosto deste ano.
A informação é do Monitor do PIB, divulgado nesta quarta (19), no Rio de Janeiro, pela Fundação Getulio Vargas (FGV).
Segundo a pesquisa, o PIB cresceu 3,7% na comparação com agosto de 2021 e 3,3% no trimestre móvel encerrado em agosto de 2022, na comparação com o mesmo período do ano passado.
Retrações
Para a FGV, a queda da atividade econômica de julho para agosto está associada a retrações na indústria e nos serviços. Pela ótica da demanda, o consumo das famílias caiu 0,5% no período, enquanto a formação bruta de capital fixo (investimentos) cresceu 0,7%.
As exportações também avançaram (0,6%), enquanto as importações recuaram 0,3% de julho para agosto.