ECONOMIA

Proteína animal: Brasil perde competitividade com preço elevado de embalagem, energia e frete

Segundo as entidades, atualmente mais de 80% do comércio internacional é transportado por navios. Hoje, há suspensão e reorganização de rotas marítimas, menor disponibilidade de navios, falta de espaço nos navios e menor disponibilidade de contêineres

Por ECONOMIA JB com Agência Estado
[email protected]

Publicado em 08/08/2022 às 07:25

[Carne] Desvantajosa frente a outros competidores globais Foto: Gilson Abreu/AEN-Paraná

Sandy Oliveira - Estudo do setor de proteína animal mostra que a cadeia produtiva, principalmente frango e suíno, tem dificuldades para se manter em elevados patamares de competitividade em relação a outros mercados.

Levantamento da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), com a consultoria Agroicone, mostra, por exemplo, que o custo do polietileno, que representa 70% dos custos de embalagem, aumentou 61% entre 2018 e 2021. "Em comparação com os demais países, o preço no Brasil tem se mantido em altos níveis", indica o documento. No caso da energia elétrica, a alta foi de 32%, em média, no período, o que "colocou o País em situação desvantajosa frente a outros competidores globais", como Estados Unidos e alguns países da Europa.

Na logística, os fretes internacionais quase duplicaram no período, saltando de US$ 3,8 mil para mais de US$ 7 mil. Segundo as entidades, atualmente mais de 80% do comércio internacional é transportado por navios. Hoje, há suspensão e reorganização de rotas marítimas, menor disponibilidade de navios, falta de espaço nos navios e menor disponibilidade de contêineres. A conjuntura acaba pressionando as margens do setor.

O documento destaca, ainda, que dos acordos comerciais que o Brasil tem com outros países, "quase todos" não contemplam as carnes de frango e suína. Atualmente, o País tem acordo com 12 países (Paraguai, Uruguai, Argentina, Egito, México, Botsuana, Lesoto, Namíbia, África do Sul e Essuatíni. "A falta (dos acordos) faz com que o País perca competitividade", diz o estudo.

Tags: