ECONOMIA

Buffett, otimista com os EUA e sua empresa, recompra ações mesmo com os resultados de pandemia

Apesar do desaparecimento de mais de 31 mil vagas de trabalho da Berkshire no ano passado, Buffett manteve seu otimismo

Por Jornal do Brasil
[email protected]

Publicado em 28/02/2021 às 10:05

Alterado em 28/02/2021 às 10:08

Warren Buffett, megainvestidor dono da Berkshire Hathaway Fotos: reprodução de vídeo

O entusiasmo de Warren Buffett pelo futuro da América e sua empresa Berkshire Hathaway Inc não foi diminuído pela pandemia de coronavírus.

Buffett usou sua carta anual aos investidores para garantir que ele e seus sucessores seriam administradores cuidadosos de seu dinheiro na Berkshire, onde “a passagem do tempo” e “uma calma interior” ajudariam a servi-los bem.

Apesar do desaparecimento de mais de 31  mil vagas de trabalho da Berkshire no ano passado, Buffett manteve seu otimismo de marca registrada, recomprando um recorde de US $ 24,7 bilhões de suas ações em 2020, em um sinal que considera subvalorizado.

Ele também elogiou a capacidade da economia de suportar “interrupções severas” e desfrutar de um progresso “de tirar o fôlego”.

“Nossa conclusão inabalável: nunca aposte contra a América”, disse ele.

Tom Russo, sócio da Gardner, Russo & Gardner em Lancaster, Pensilvânia, e investidor de longa data da Berkshire, disse: “Ele acredita profundamente em sua empresa e no país”.

A carta quebra um silêncio incomum para Buffett, de 90 anos, que tem estado quase completamente invisível para o público desde a reunião anual da Berkshire em maio passado.

Mas enquanto abordava temas familiares, incluindo a avareza dos banqueiros de Wall Street por taxas de negociação que os beneficiam mais do que as empresas que representam, Buffett não se preocupou com a pandemia, um fator primordial por trás das perdas de empregos da Berkshire.

Ele também não abordou as recentes convulsões sociais ou o ambiente político divisor que algumas empresas agora abordam de forma mais direta.

"A carta destacou a inovação e os valores que se tornaram a espinha dorsal da América, e isso é perfeitamente aceitável", disse Cathy Seifert, analista da CFRA Research, uma das maiores empresas independentes de pesquisa de investimentos do mundo, com classificação de "retenção" na Berkshire.

“Dada a reverência que os investidores têm por ele, a carta foi impressionante pelo que foi omitido”, acrescentou ela. “Uma nova geração de investidores exige um certo grau de consciência social e que empresas como a Berkshire estabeleçam suas crenças, padrões e objetivos.”

Buffett também sinalizou um compromisso de longo prazo com a Apple Inc, onde a Berkshire terminou 2020 com US $ 120,4 bilhões em ações, apesar de ter vendido recentemente vários bilhões de dólares a mais.

Ele chamou a Apple e a ferrovia BNSF de ativos mais valiosos da Berkshire - “é praticamente um lance para cima” - além de suas operações de seguro, e à frente da Berkshire Hathaway Energy. “As joias da família”, ele chamou esses quatro investimentos.

O LUCRO AUMENTA MESMO QUANDO OS TRABALHOS SÃO PERDIDOS
A Berkshire também divulgou no sábado lucro líquido de US $ 35,84 bilhões no quarto trimestre e US $ 42,52 bilhões no ano, ambos refletindo grandes ganhos de suas ações.

A receita operacional, que Buffett considera uma medida mais precisa de desempenho, caiu 9% no ano, para US $ 21,92 bilhões.

As recompras de ações continuaram em 2021, com a Berkshire recomprando mais de US $ 4 bilhões de suas próprias ações. Terminou 2020 com $ 138,3 bilhões em caixa.

No entanto, Buffett lamentou a renda fixa como um investimento, dizendo que "títulos não são o lugar para estar hoje em dia". A receita de um título do Tesouro dos Estados Unidos de 10 anos caiu 94%, de um rendimento de 15,8% em setembro de 1981 para 0,93% no final de 2020. Os rendimentos de referência do Tesouro aumentaram desde então, mas ainda estão baixos por medidas históricas.

“Os investidores de renda fixa em todo o mundo - sejam fundos de pensão, seguradoras ou aposentados - enfrentam um futuro sombrio”, dizia a carta.

A Berkshire, com sede em Omaha, Nebraska, tem mais de 90 unidades operacionais, incluindo a ferrovia BNSF, a seguradora de automóveis Geico, sorvete Dairy Queen e doces See's.

Sua força de trabalho diminuiu 8% em relação ao ano anterior, para cerca de 360 mil funcionários. Quedas maiores foram relatadas na BNSF, que eliminou 5.600 empregos, e na See's, onde o emprego caiu 16%.

A pandemia não atingiu os negócios da Berkshire com mais força do que a Precision Castparts Corp, que eliminou 13.473, ou 40%, de seus empregos.

A Berkshire comprou a fabricante de aeronaves e peças industriais em 2016 por US $ 32,1 bilhões, a maior aquisição de Buffett, e sofreu uma baixa contábil de US $ 9,8 bilhões quando a pandemia dizimou as viagens e puniu os clientes aeroespaciais da Precision.

“Paguei muito pela empresa”, escreveu Buffett. “Eu estava otimista demais sobre o potencial de lucro normalizado da PCC.

“O PCC está longe de ser meu primeiro erro desse tipo”, disse ele. "Mas é um grande problema."

A Berkshire disse que algumas empresas estão começando a se recuperar da pandemia.

“Certamente 2021 será um ano muito mais forte, dependendo da velocidade das vacinações e da abertura da economia dos EUA”, disse Jim Shanahan, analista da Edward Jones & Co com classificação de “compra” na Berkshire.

Buffett também disse que a reunião anual da Berkshire será realizada em Los Angeles, e não em Omaha, permitindo que o vice-presidente Charlie Munger, um californiano de 97 anos, volte a reunir-se com ele e responda cerca de 3-1 / 2 horas às perguntas dos acionistas.

Os vice-presidentes Greg Abel, 58, e Ajit Jain, 69, que são amplamente considerados os pioneiros na sucessão de Buffett como presidente-executivo, também estarão disponíveis para responder a perguntas.

Buffett disse que espera que a Berkshire retome em 2022 seu fim de semana anual para acionistas em Omaha, que normalmente atrai cerca de 40 mil pessoas - uma “reunião anual honesta a Deus, ao estilo da Berkshire”, escreveu ele.(com agência Reuters)