Depois de Bolsonaro: ações da Petrobras despencaram 21%; empresa perde R$ 70 bi em valor de mercado

REUTERS/Sergio Moraes
Credit...REUTERS/Sergio Moraes

As ações da Petrobras despencaram 21% na segunda-feira, eliminando 70 bilhões de reais (US $ 12,7 bilhões) em valor de mercado, com o presidente Jair Bolsonaro novamente reprimindo suas políticas de preços após substituir o presidente da estatal de petróleo por um general aposentado do exército.

A liquidação, após uma série de rebaixamentos de analistas, se aprofundou depois que Bolsonaro disse que a política de combustível da empresa era agradável apenas para os mercados financeiros e grupos selecionados no Brasil e deveria ser alterada como parte de um esforço para reduzir os preços da gasolina e do diesel.

No geral, os últimos dias marcaram uma reviravolta dramática para Bolsonaro, cujos instintos intervencionistas até agora haviam sido amplamente contidos por aliados economicamente conservadores.

As ações da estatal Eletrobras também despencaram nesta segunda-feira, depois que Bolsonaro disse que seria o próximo setor em que o governo “enfiaria o dedo”.

Em comentários à Rádio Bandeirantes, nesta segunda-feira, Joaquim Silva e Luna, o homem escolhido por Bolsonaro na sexta-feira para tomar as rédeas do presidente Roberto Castello Branco, sugeriu a ideia de um fundo governamental, ou “almofada”, para diminuir os efeitos da flutuação dos peços dos combustíveis aos consumidores.

Bolsonaro dobrou suas críticas a Castello Branco, zombando de sua decisão de distanciar-se socialmente desde o início da pandemia do coronavírus, cuja gravidade o presidente repetidamente minimiza.

“Agora, o atual presidente-executivo da Petrobras, vamos ser bem claros, está em casa há 11 meses sem trabalhar, trabalhando remotamente. Agora, o chefe tem que estar na linha de frente ”, disse Bolsonaro, acrescentando:“ Isso é para mim inaceitável."

Analistas do Credit Suisse, Santander, Scotiabank, Bank of America, Bradesco e XP estão entre os que rebaixaram suas recomendações sobre as ações da Petrobras. “Uma boa reputação é difícil de ganhar e fácil de perder”, disse Thiago Duarte, analista do banco BTG, em nota aos clientes.

A dívida denominada em dólares emitida pela Petrobras também sofreu perdas pesadas com o título de 2043 caindo 7,6 centavos para negociação em uma baixa de sete meses de 98 centavos por dólar, mostraram dados do Refinitiv. (com agência Reuters)