Moeda digital Bitcoin se aproxima de US $ 50.000, maior recorde

.

Sputnik / Vladimir Astapkovich
Credit...Sputnik / Vladimir Astapkovich

O Bitcoin bateu um novo recorde e se aproximou de US $ 50.000 neste domingo, aproveitando seu rali recorde, à medida que Wall Street e Main Street adotam cada vez mais a maior criptomoeda do mundo.

Bitcoin ficou recentemente em $ 48.700 na manhã deste domingo, um aumento de mais de 3%. Ele foi negociado em alta de $ 49.714 no início do dia. A criptomoeda aumentou quase 70% no ano até hoje.

Depois de ser evitado por muito tempo pelas empresas financeiras tradicionais, o bitcoin e outras moedas virtuais parecem estar cada vez mais entrando no mercado como um ativo e um meio de pagamento de rotina.

O banco nova-iorquino BNY Mellon disse em comunicado na semana passada que criou uma nova unidade para ajudar os clientes a manter, transferir e emitir ativos digitais, poucos dias depois que a Tesla de Elon Musk revelou que comprou US $ 1,5 bilhão em criptomoeda e logo a aceitaria como forma de pagamento por seus carros.

Na sexta-feira, a Ontario Securities Commission do Canadá aprovou o lançamento do Purpose Bitcoin ETF, disse a Purpose Investments Inc, empresa de gestão de ativos com sede em Toronto, em um comunicado. O OSC confirmou que liberou o lançamento do primeiro fundo negociado em bolsa bitcoin do mundo, em um comunicado enviado à agência Reuters.

“O lado institucional e corporativo da América está mostrando que esse movimento não vai desaparecer tão cedo”, disse Edward Moya, estrategista de mercado sênior da Oanda, de NY. “Ainda há uma grande quantidade de dinheiro que vai entrar nessa onda.”

O prefeito Francis Suarez, de Miami, também disse na sexta-feira que a cidade da Flórida está tentando adotar o bitcoin em suas operações, um movimento que pode trazer dividendos em termos de atração de empresas de tecnologia.

Em janeiro, a BlackRock Inc, a maior administradora de ativos do mundo, adicionou bitcoin como investimento elegível a dois fundos.

Os planos da gigante do cartão de crédito Mastercard de oferecer suporte para algumas criptomoedas também aumentaram as ambições do bitcoin em relação às finanças convencionais, embora muitos bancos continuem relutantes em se envolver com isso.

A mineradora de criptomoedas Riot Blockchain subiu 14% na sexta-feira e atingiu seu maior valor em mais de 10 anos, com um ganho semanal de 110%, seu maior ganho semanal desde 2017. A empresa de tecnologia de ativos digitais Marathon Patent Group apresentou um ganho semanal de mais de 70%. (com agência Reuters) 



Caixa eletrônico de Bitcoin instalado em Hong Kong
Representação gráfica da moeda virtual bitcoin