Pag. 23 - Greve para inglês ver

Sobrecarga aumenta risco de acidente tanto aeroviários quanto aeronautas alertam que as más condições de trabalho podem acarretar riscos para eles e os passageiros. se dizendo obrigados a atender escalas que exploram o limite de horas extras ao máximo, eles reconhecem dificuldades para lidar com o estresse.

– o estresse é um dos principais motivos que prejudicam nosso rendimento no trabalho e nossa qualidade de vida – atesta o enfermeiro alisson daniel fernandes da silva, autor de um estudo sobre a questão. – a carga excessiva de trabalho demonstra que a qualidade da assistência ficará prejudicada, por mais que este profissional seja dedicado, atencioso e tecnicamente capaz.

Para o secretário-geral do sindicato nacional dos aeronautas, sérgio dias, a situação é pior para as mulheres que trabalham no setor.

– culturalmente, as mulheres são acostumadas a ver os homens ficarem dias fora por conta do trabalho, mas o mesmo não vale para elas – explica o sindicalista. – em geral, as trabalhadoras desta área têm dificuldades em manter relacionamentos.

A legislação trabalhista permite que funcionários de companhias aéreas fiquem, no máximo, quatro dias fora por viagem. mas a sobrecarga os expõem a várias viagens seguidas.

– o que eu mais vejo entre nós é uma geração de mães culpadas pela ausência na criação dos filhos – observa a aeromoça aline souza.