Detalhes da carenagem valorizam a motocicleta na suzuki gsx-r 1000, cada detalhe do design, que é puxado mais para a elegância do que para a agressividade, é lindo. o farol principal também parece um diamante em sua forma.
Aliás, o tanque, piscas traseiros e até as ponteiras dos escapamentos sugerem essa forma. os escapamentos, por sinal, são aerodinâmicos e feitos de titânio e aço inoxidável.
Abaixo do motor, uma câmara do sistema de exaustão ajuda a diminuir o índice de emissão de poluentes e de ruídos e a baixar o centro de gravidade da moto.
Sua altura mínima do solo é de 13 cm. os retrovisores têm setas embutidas na parte dianteira, e poderiam trazer espelhos com ângulo de curvatura menor, pois o campo de visão é pequeno.
O para-brisas, além de estar em harmonia com o desenho da moto, é bastante eficiente.
Se, para muitos, o design e o ronco do motor são mais importantes, para outros, o que interessa é a ciclística.
O quadro da suzuki gsx-r é em alumínio do tipo dupla trave. o amortecedor de direção é controlado eletronicamente e não tem fácil acesso. a suspensão dianteira tem, agora, garfo invertido, e as válvulas de compressão e retorno (bump e rebound) correm diretamente dentro do tubo.
Na traseira, o amortecedor único também tem acertos de bump e rebound para alta ou baixa velocidade, além do ajus te de pré-carga da mola. os freios são tokico, sendo o dianteiro com duplo disco ventilado flutuante de 310 mm de diâmetro com 4 pinças de 4 pistões opostos. o traseiro é com disco simples de 220 mm de diâmetro e uma pinça de um pistão. achei o pedal do freio traseiro um pouco duro. os aros dianteiro e traseiro têm a mesma medida, de 17 polegadas, com pneus radiais bridgestone esportivo de perfil baixo nas medidas 120/70zr 17 (frente) e 190/50zr 17 (traseira).
Em relação ao modelo anterior, a moto está com 10 mm a mais de entre-eixos, devido ao braço oscilante maior, que também está 200g mais leve. a embreagem tem um sistema interessante para pilotos mais arrojados como eu, o que suaviza o travamento das rodas nas reduções bruscas de marcha e ameniza o retorno de torque reverso, chamado de scas – suzuki clutch assisted system.
Durante todo o teste, achei que a frente estava apontando bem e fácil de colocar onde eu queria, mas estava leve, levantando muito nas acelerações.
Mexi somente na mola, dando mais compressão, o que melhorou significativamente, mas continuei me sentindo um pouco insegura para acelerar rápido, tendo que controlar bastante o acelerador. um carona em uma superesportiva nunca andará confortável, mas achei uma solução colocando uma mochila entre eu e meu fotógrafo.
A suzuki está completando 25 anos de fabricação de motos superesportivas. o preço da gsx-r 1000 nos estados unidos é de us$ 13.600 ou seja, aproximadamente r$ 23.800. mas com as taxas de importação, por aqui acaba saindo por r$ 58.900. além da branca com azul marinho, que testei, há também versões nas cores preta com marron e azul claro com preto.