-->Antonio Pugaantoniopugajb.com.br-->Sangria-->Escalada do pr eço do combus-
tív el dói no bolso mesmo de
quem tem poder aquisiti v o alto e
hábitos arr aigados. Até nos EU A.
Em 1969 cer ca de 90% dos v e í-
culos v endidos lá er am equipa-
dos com motor es V -8 e, portanto ,
de cilindr ada maior . A o final do
ano passado a pr oporção ha via
caído par a apenas 5%. Os de 4
cilindr os, mais econômicos, r e -
pr esentar am 62% do total.-->Promessa-->Que tal a gar antia eterna par a
um carr o? A Opel, subsidiária
alemã da GM, pr omete isso , mas
esta belece o limite de 160.000
quilômetr os no hodômetr o . O go-
v erno alemão acusa a campanha
pr omocional de pr opaganda en-
ganosa. A Opel v ai mantê-la, ale-
gando que contr atos de gar antia
impõem r estrições de tempo ou
quilometr agem, pr e v alecendo o
que primeir o ocorr er . (FC)-->Rodas-->A P olaris, f a bricante de qua-
driciclos e side b y sides, lança no
Salão da Motocicleta, em São
P a ulo , seus no v os modelos Ran-
ger 400, Ranger 500 e o Ranger
Cr e w , além da linha inf anto- ju-
v enil. O salão termina amanhã.-->Dentro da lei-->Empr esa m ultinacional especia -
lizada em ser viços de vidr os, a Car -
glass, está há mais de 15 anos no
Br asil. Em suas lojas as películas
escur ecedor as instaladas r espei -
tam a r egulamentação br asileir a
de tr ansmitância luminosa. Inclu -
si v e aquelas de pr oteção contr a
estilhaçamento dos vidr os later ais
e arr ombamento do v eículo . (FC)-->A ventura só mesmo na selva de asfalto-->TESTE RÁPIDO-->Quando a Citr oën lançou a v e r-
são a v entur eir a do C3 eur opeu
no Br asil, AirCr oss, acertou a
mão em pr oduzir um modelo de
aspecto ag r essi v o . Bem r ec h eado
de equipamentos de série e um
pr eço atr aente (a v e r são de en-
tr ada sai por R$ 53.900), embor a
o m odelo a v aliado por
-->Carro e
Moto
-->Exclusi v e, conte com
ar -condicionado digital, bancos
de cour o , airbag duplo , rádio ,
fr eios com ABS e EBD (distri-
buidor de f orça de fr enagem),
limitador e r egulador de v elo-
cidade, v olante r e v estido com
cour o e GPS, custe R$ 64.300.
P ar a quem ac ha que tantos de-
talhes colocados pela mar ca
fr ancesa na mini v an podem can-
sar o motorista, v ai se enganar
r edondamente. Con vi v e-se sem
qualquer pr oblema, além de
c hamar a atenção por onde pas-
sa. P or dentr o , apesar da quan-
tidade de acessórios como bús-
sola einclinômetr os há bom gos-
to e qualidade - embor a o estilo
off r oad light seja r ef orçado- o
modelo ofer ece ótima posição de
dirigir (é alta), o acesso ao câm-
bio man ual de cinco mar c has não
e xige esf orço .
P onto positi v o par a a ár ea en -
vidr açada da coluna A, ine xistente
em outr os ri v ais como por e xemplo
o Ideia e o P alio Ad v entur e (F iat),
que aca ba com o ponto cego , mes -
mo nas cur v as m ais acentuadas. O
conjunto de suspensão ficou bem
acertado par a o m ono v olume, em -
bor a é pr eciso estar consciente de
que em momento algum é um 4X4.
Embor a o GPS integ r e a lista de
opcionais, o modelo adotado , um
Mio , tem ótima pr ecisão , como fi -
cou compr o v ado dur ante o teste,
onde o
-->JB
-->escolheu r oteir os di -
fer entes e as inf ormações f or am
bem pr ecisas, v ale tê-lo no carr o .-->V ocação urbana-->O teste do AirCr oss f o i r ea-
lizado em cir cuito misto , m es-
clando cidade e estr ada. Típico
r epr esentante da perigosa selv a
urbana, r odar com ele na cidade
é um conf orto , principalmente
pela posição de dirigir , que per-
mite boa visibilidade.
O motor 1.6l (fle x) de 110 cv
(gasolina) e 113 ca v alos (etanol)
atende na medida. Mas não quei-
r a que ele suba uma ladeir a m u i-
to inclinada, pois f altam ca v alos
par a enfr entar o desafio .
Na estr ada o mono v olume a v en -
tur eir o anda bem, embor a nas r e -
tomadas, f alte um pouco de fôlego
ao pr opulsor . Em termos de con -
sumo , até que não f oi dos pior es,
uma média de 7,6 km/l.-->OUSADO
-->– Design é um dos
atrativos. GPSé bem pr ecisoAntonio Puga