Pisca-Alerta

-->Antonio Pugaantoniopugajb.com.br-->Sangria-->Escalada do pr eço do combus- tív el dói no bolso mesmo de quem tem poder aquisiti v o alto e hábitos arr aigados. Até nos EU A. Em 1969 cer ca de 90% dos v e í- culos v endidos lá er am equipa- dos com motor es V -8 e, portanto , de cilindr ada maior . A o final do ano passado a pr oporção ha via caído par a apenas 5%. Os de 4 cilindr os, mais econômicos, r e - pr esentar am 62% do total.-->Promessa-->Que tal a gar antia eterna par a um carr o? A Opel, subsidiária alemã da GM, pr omete isso , mas esta belece o limite de 160.000 quilômetr os no hodômetr o . O go- v erno alemão acusa a campanha pr omocional de pr opaganda en- ganosa. A Opel v ai mantê-la, ale- gando que contr atos de gar antia impõem r estrições de tempo ou quilometr agem, pr e v alecendo o que primeir o ocorr er . (FC)-->Rodas-->A P olaris, f a bricante de qua- driciclos e side b y sides, lança no Salão da Motocicleta, em São P a ulo , seus no v os modelos Ran- ger 400, Ranger 500 e o Ranger Cr e w , além da linha inf anto- ju- v enil. O salão termina amanhã.-->Dentro da lei-->Empr esa m ultinacional especia - lizada em ser viços de vidr os, a Car - glass, está há mais de 15 anos no Br asil. Em suas lojas as películas escur ecedor as instaladas r espei - tam a r egulamentação br asileir a de tr ansmitância luminosa. Inclu - si v e aquelas de pr oteção contr a estilhaçamento dos vidr os later ais e arr ombamento do v eículo . (FC)-->A ventura só mesmo na selva de asfalto-->TESTE RÁPIDO-->Quando a Citr oën lançou a v e r- são a v entur eir a do C3 eur opeu no Br asil, AirCr oss, acertou a mão em pr oduzir um modelo de aspecto ag r essi v o . Bem r ec h eado de equipamentos de série e um pr eço atr aente (a v e r são de en- tr ada sai por R$ 53.900), embor a o m odelo a v aliado por -->Carro e Moto -->Exclusi v e, conte com ar -condicionado digital, bancos de cour o , airbag duplo , rádio , fr eios com ABS e EBD (distri- buidor de f orça de fr enagem), limitador e r egulador de v elo- cidade, v olante r e v estido com cour o e GPS, custe R$ 64.300. P ar a quem ac ha que tantos de- talhes colocados pela mar ca fr ancesa na mini v an podem can- sar o motorista, v ai se enganar r edondamente. Con vi v e-se sem qualquer pr oblema, além de c hamar a atenção por onde pas- sa. P or dentr o , apesar da quan- tidade de acessórios como bús- sola einclinômetr os há bom gos- to e qualidade - embor a o estilo off r oad light seja r ef orçado- o modelo ofer ece ótima posição de dirigir (é alta), o acesso ao câm- bio man ual de cinco mar c has não e xige esf orço . P onto positi v o par a a ár ea en - vidr açada da coluna A, ine xistente em outr os ri v ais como por e xemplo o Ideia e o P alio Ad v entur e (F iat), que aca ba com o ponto cego , mes - mo nas cur v as m ais acentuadas. O conjunto de suspensão ficou bem acertado par a o m ono v olume, em - bor a é pr eciso estar consciente de que em momento algum é um 4X4. Embor a o GPS integ r e a lista de opcionais, o modelo adotado , um Mio , tem ótima pr ecisão , como fi - cou compr o v ado dur ante o teste, onde o -->JB -->escolheu r oteir os di - fer entes e as inf ormações f or am bem pr ecisas, v ale tê-lo no carr o .-->V ocação urbana-->O teste do AirCr oss f o i r ea- lizado em cir cuito misto , m es- clando cidade e estr ada. Típico r epr esentante da perigosa selv a urbana, r odar com ele na cidade é um conf orto , principalmente pela posição de dirigir , que per- mite boa visibilidade. O motor 1.6l (fle x) de 110 cv (gasolina) e 113 ca v alos (etanol) atende na medida. Mas não quei- r a que ele suba uma ladeir a m u i- to inclinada, pois f altam ca v alos par a enfr entar o desafio . Na estr ada o mono v olume a v en - tur eir o anda bem, embor a nas r e - tomadas, f alte um pouco de fôlego ao pr opulsor . Em termos de con - sumo , até que não f oi dos pior es, uma média de 7,6 km/l.-->OUSADO -->– Design é um dos atrativos. GPSé bem pr ecisoAntonio Puga