ASSINE
search button

Presentes e sorrisos marcam visita do 'JB' ao Lar Adonai, em São Gonçalo

Compartilhar

Em Alcântara, São Gonçalo, numa rua estreita de terra batida, um muro é tomado por várias mãozinhas. Com o impulso, pares de olhos curiosos logo conseguem enxergar quem está chegando. Os moradores da Casa Lar Adonai estão ansiosos pelos presentes trazidos especialmente para eles, uma forma de o Jornal do Brasil comemorar o Dia das Crianças.

Carros levando presentes endereçados a cada uma das 27 crianças do abrigo foram levados à região metropolitana no Rio, onde foram recebidos com muita alegria. 

“São doações como essa”, conta João da Silva, hoje presidente da casa de abrigo, “que mantêm o nosso trabalho”. Ele conta que o Lar Adonai recebe verba municipal, mas que a burocracia é muito grande, e o pagamento, irregular.

A casa funciona como uma instituição beneficente que abriga jovens de todas as idades. Até algumas mães encontram ali um lugar para ficar e trabalhar.

Brinquedos doados em campanhas como a do Jornal do Brasil fazem a alegria da garotada de todas as idades. Do mais novo, o bebê Pedro Lucas, à mais velha, Luana, de 17 anos, todos tiveram direito a presente. A retribuição foi em dobro, com sorrisos, simpatia e hospitalidade.

Logo que a equipe do jornal chegou ao Lar Adonai, o colo de cada um tornou-se objeto disputado, de onde as crianças mostravam cada detalhe da casa, de onde dormiam às charmosas pinturas que enfeitavam as paredes.

Mas só depois que os presentes foram distribuídos é que o verdadeiro frenesi começou. Todos queriam ver o que ganharam, e os voluntários logo se colocaram a acalmar a criançada:

"Precisamos organizar, separar o que cada um ganhou, senão é um falando que quer isso para lá, e outra dizendo que ganhou isso para cá!"

Dia a dia

Os mais velhos também ajudam. No dia-a-dia da casa, são eles que agem como verdadeiros pais para os mais jovens. Limpam a casa, ajudam a cozinhar e, sobretudo, dão colo, muito colo. Para essas crianças crescidas, o maior presente foi mesmo a possibilidade de conversar com outras pessoas, a quem perguntavam sobre a profissão e sobre o lugar onde moravam.

Interessada no trabalho do fotógrafo Vítor Silva, do JB, que trabalhou e se divertiu retratando as crianças brincando, Jéssica conta que adora fotografia. Luana, por outro lado, quer ser engenheira civil e já está pensa nos pré-vestibulares que vai fazer quando terminar a escola.

"É muito gratificante, porque viemos trazer brinquedos, mas também alegria e amor, um sorriso, um abraço, uma companhia. É um gesto simples, mas de coração", diz a presidente do JB, Ângela Moreira, com a pequena Maria Clara firmemente pendurada em seu pescoço.

O Jornal do Brasil recebe doações de alimentos não-perecíveis, materiais de higiene pessoal e brinquedos até o dia 28 de outubro. As contribuições podem ser feitas na sede jo jornal, na Avenida Paulo de Frontin, 568, fundos, Rio Comprido, Zona Norte do Rio de Janeiro.

Quem preferir agendar a entrega poderá telefonar para 3923-4283.  O contato também pode ser feito através do e-mail [email protected].

Apuração: Maria Eduarda Ornellas