CURIOSIDADES

O luxo pega fogo no Atlântico

1.100 Porsches, 189 Bentleys e 21 Lamborghinis estão em chamas em cargueiro no meio do Atlântico

Por CURIOSIDADES JB

Publicado em 18/02/2022 às 11:43

Alterado em 18/02/2022 às 11:43

Navio Felicity Ace filmado queimando com sua carga de carros no Atlântico Foto: Marinha de Portugal

Um grande porta-aviões desembarcou nessa quinta-feira (17) perto das ilhas dos Açores, no Oceano Atlântico, depois que seus 22 tripulantes foram evacuados devido a um incêndio a bordo, informou a marinha portuguesa.

Navios na área receberam uma dica de que o Felicity Age de 200 metros (650 pés) estava à deriva depois que os tripulantes foram resgatados na quarta-feira (16), disse o comandante José Sousa Luís, porta-voz da marinha portuguesa.

O Felicity Ace pode transportar uma carga de mais de 17.000 toneladas. Os navios de carga costumam transportar milhares de veículos em vários andares do porão.

O Grupo Volkswagen disse em um breve comunicado que o Felicity Ace estava levando veículos fabricados pela montadora alemã para os Estados Unidos. A empresa se recusou a comentar as consequências que o incidente teria sobre os clientes dos EUA ou o Grupo VW.

A operadora do navio, a japonesa Mitsui OSK Lines, disse em um e-mail à agência AP que não podia fornecer informações sobre a carga.

Um navio da marinha portuguesa foi em direção ao Felicity Ace, que atravessava o Atlântico de Emden, na Alemanha, para Davisville, em Rhode Island, de acordo com serviços de rastreamento de navios on-line. A Marinha disse em comunicado que o fogo continua e mostrou uma foto de nuvens de fumaça branca subindo do navio.

O trabalho do navio da marinha era verificar se o navio corria risco de afundar ou gerar poluição, disse Sousa Luís à AP.

Embora o proprietário estivesse à procura de um rebocador, era pouco provável que o navio fosse levado para um porto dos Açores devido à sua dimensão, disse.

A tripulação foi evacuada esta quarta-feira de helicóptero para a ilha do Faial, no arquipélago português, a cerca de 170 quilómetros, e estava aí alojada num hotel. Todos saíram ilesos. (com Associated Press)

.

Um Porsche 718 Spyder entre as vítimas

A extensão dos danos ainda não foi calculada. Enquanto isso, o youtuber de automobilismo Matt Farah foi ao Twitter para dizer que seu Porsche era um dos veículos no navio em chamas. “Acabei de receber a ligação do meu revendedor. Meu carro está agora à deriva, possivelmente em chamas, no meio do oceano”, disse Farah.

Trata-se de seu Porsche Boxster 718 Spyder, encomendado em agosto do ano passado. O youtuber respondeu a um dos comentários dizendo que “o Boxster Spyder com motor Deman 4.5 e marchas curtas é o melhor carro esportivo de todos os tempos”. Em tom de lamento, Farah diz que tinha especificado o veículo exatamente como queria.

 

 

 

Incêndios em navios já levaram outros Porsches

Esta não é a primeira vez que vários Porsches são destruídos durante o transporte. Em 2019, um navio cargueiro com vários carros em contêineres também pegou fogo e afundou no Golfo da Biscaia, localizado entre a costa norte da Espanha e a costa sudoeste da França. Com mais de 33 Porsches e vários Audis a bordo, a destruição já era grave.

Porém, a perda de quatro modelos GT2 RS piorou ainda mais a situação, tendo em vista que o raro supercarro já havia cessado a produção na época. Felizmente, a Porsche reiniciou sua fabricação e entregou novos carros aos clientes. (com  The Drive, Autoblog e Ronnie Mancuzo/Olhar Digital)

Tags: