Jornalista Miguel Conde é o novo curador da Flip

O jornalista Miguel Conde foi anunciado nesta quarta-feira (24) como curador da próxima Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), que em 2012 completa dez anos de existência. "A Flip se aproxima dos dez anos com um modelo consolidado e bem sucedido, que se tornou uma referência para outras iniciativas surgidas nos últimos anos pelo País", afirmou Conde em comunicado divulgado à imprensa.

Formado em jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Conde é mestre em Letras pela PUC do Rio e trabalhou durante oito anos no jornal O Globo, como repórter e editor assistente do caderno Prosa & Verso. Ele passará a ocupar o cargo formalmente a partir do dia 1º de outubro.

Segundo Mauro Munhoz, diretor presidente da Associação Casa Azul, responsável pela Flip, o curador possui uma "rica" vivência jornalística e, ao mesmo tempo, sólida formação em Literatura. "A escolha pelo seu nome é uma aposta na inovação e na criatividade, ao mesmo tempo em que preserva a identidade original da Flip".

Flávio Moura, que foi responsável pela programação nos anos de 2008, 2009 e 2010, é responsável desde o ano passado pela coordenação dos projetos especiais para os dez anos de Flip - entre eles, a publicação de um livro comemorativo, a criação de um prêmio e edição de DVDs.

No ano que vem, ele atuará ao lado de Miguel Conde como co-curador das atividades relativas ao homenageado, Carlos Drummond de Andrade, o que inclui a conferência de abertura, mesas literárias, exposição e eventos da Casa da Cultura que terão como tema o poeta.