Não perca semana de palestras gratuitas

A turma ligada em cinema que adora participar de uma palestra tem uma opção interessante - e gratuita - a partir desta segunda-feira. Começa hoje, 31, e termina no dia 4, a Semana de Orientação da AIC (Academia Internacional de Cinema) que contará com três palestrantes brasileiros e dois estrangeiros.

O evento inaugura o calendário de aulas do Filmworks, curso de formação por onde já passaram cineastas como o uruguaio Adrian Biniez (Gigante), a argentina Lucrecia Martel (A Menina Santa), e brasileiros famosos como Bráulio Mantovani (Tropa de Elite 2), João Moreira Salles (Santiago) e Karim Ainouz (Madame Satã), entre outros. 

Durante os quatros dias serão exibidos um filme de cada diretor antes das palestras e, para participar, basta se inscrever e confirmar a presença.

Para a edição de 2011, a AIC receberá o cineasta independente americano Matt McCormick, que trabalha com vídeo-instalação, documentário e cinema experimental. Com três de suas produções já exibidas no Sundance Film Festival, seu primeiro longa de ficção, Some Days are Better Than Others, foi o escolhido para o evento.

Juan Carlos Valdívia, boliviano que faturou o Festival de Gramado em 1995 com Jonás y La Ballena Rosada, e com Zona Sur, seu mais recente trabalho, foi duplamente premiado no Festival de Sundance, é outra atração internacional da semana.

O cinema nacional, por sua vez, marca presença com o premiado cineasta Cláudio Assis, de filmes como Amarelo Manga e Baixio das Bestas, atualmente finalizando Febre do Rato, longa que contará com Matheus Nachtergaele e Irandhir Santos. 

Quem também prestigiará o evento é o produtor Diler Trindade, profissional com mais de 30 longas, parceiro de grandes estúdios como Warner Bros. e 20th Century Fox, e mais de 20 milhões de espectadores em seus filmes. Depois do recente Besouro, seu mais novo projeto é Destino, já em fase de finalização.  

Premiado em Gramado e no Anima Mundi, Vicente Amorim, de O Caminho das Nuvens e Um Homem Bom (foto), é outro brasileiro que aparece por lá, dando uma parada rápida no desenvolvimento de Corações Sujos, adaptação do livro homônimo de Fernando Moraes, que pretende levar para os cinemas.

Sendo assim, se bateu empolgação, a programação segue abaixo, e não deixe de se inscrever:

PROGRAMAÇÃO

Segunda-feira - 31 de janeiro

17h - Zona Sur

19h30 às 22h – Palestra com Juan Carlos Valdívia  

Terça-feira - 1 de fevereiro

17h - A Máquina

19h30 às 22h – Palestra com Diler Trindade

Quarta-feira, 2 de fevereiro

17h - Baixio das Bestas

19h30 às 22h – Palestra com Cláudio Assis

Quinta-feira, 3 de fevereiro

17h - Some Days Are Better Than Others

19h30 às 22h – Palestra com Matt Mccormick

Sexta-feira, 4 de fevereiro

17h - Um Homem Bom e exibição de vídeo promocional inédito de Corações Sujos

19h30 às 22h – Palestra com Vicente Amorim

A entrada é franca. Para mais informações sobre cursos, visite a página oficial em www.aicinema.com.br. A Academia Internacional de Cinema fica na Rua Dr. Gabriel dos Santos, 142, Santa Cecília, em São Paulo, perto da estação do metrô Marechal Deodoro.