ASSINE
search button

Caravana do Eu Faço Cultura (EFC) chega ao Rio de Janeiro

Compartilhar

JB Online

RIO DE JANEIRO - O Eu Faço Cultura prova há mais de três anos que por meio da união e mobilização é possível espalhar arte e cultura pelo Brasil. O maior projeto cultural incentivado com recursos do Imposto de Renda de Pessoa Física voltou a percorrer o país desde março e será realizado, mais uma vez, no Rio de Janeiro. A capital fluminense recebe as atividades do EFC entre os próximos dias 31 de agosto e 3 de setembro.

A semana cultural oferecerá, gratuitamente, para a comunidade uma oficina de percussão e de confecção de instrumentos com material reciclável. O grupo Biquini Cavadão encerra a semana de atividades culturais com um grande show, no dia 3 de setembro.

Após três anos de sucesso consecutivos (2007, 2008 e 2009), o Eu Faço Cultura voltou este ano a circular pelo Brasil com o slogan Um espetáculo de cultura e sustentabilidade . Por onde passa, a iniciativa promove oficinas gratuitas, ações de responsabilidade ambiental e shows com grandes artistas. Os músicos convidados fazem os shows de encerramento das atividades culturais do Eu Faço Cultura em cada uma das 36 cidades contempladas.

Oficina de percussão

Para a população do Rio de Janeiro será oferecida, gratuitamente, uma oficina de percussão e de confecção de instrumentos com sucata, que será ministrada por Ismael Rattis do grupo Marambaia. A oficina vai abordar, nos dois primeiros dias (31/8 e 1/9), ritmos como samba, choro, baião, afoxé e até batidas funk. No terceiro dia (2/9)), os alunos aprenderão a confeccionar instrumentos a partir de sucatas e outros tipos de materiais recicláveis como garrafas pet e latas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.eufacocultura.com.br até o dia 30 de agosto ou no dia 31 no local de realização da oficina, se houver vagas. Após as aulas, 10 alunos da oficina de música farão uma apresentação especial com Marcel Powell Trio, que abre o show do Biquini Cavadão, dia 3 de setembro.

Pela primeira vez, o Eu Faço Cultura encampa ações sociais e vai receber alimentos que serão doados para o Projeto Novo Amanhecer. Aqueles que quiserem contribuir poderão entregar alimentos não perecíveis na entrada do show de encerramento. Outra inovação do EFC 2010 são as ações ambientais. Uma cooperativa de catadores vai separar, para reciclagem, o lixo produzido no show por categoria. Os artistas também serão convidados a realizar o plantio de uma muda de árvore para simbolizar a neutralização das emissões de carbono geradas pelo projeto.

Os colaboradores, empregados ativos e inativos, são, há quatro anos, um dos maiores incentivadores da cultura no país ao destinar parte do IRPF devido ao projeto por meio da Lei Rouanet (8313/1991).

Show com Biquini Cavadão

O grupo Biquini Cavadão apresenta dia 3 de setembro, no Circo Voador, o show que comemora e encerra as atividades do projeto Eu Faço Cultura no Rio de Janeiro. Na abertura, apresentação do grupo Marcel Powell Trio e de dez alunos da oficina de música. site: www.biquini.com.br

Grupo apresenta o repertório do DVD 80 Vol. 2

Marcel Powell apresentará o show de seu quinto CD, lançado em 2009 pelo selo Rob Digital, produzido pelo amigo e guitarrista Victor Biglione. Nele o intéprete apresenta variados estilos musicais, que vão desde Lamartine Babo, de l937, até o jazz atual, passando por clássicos da música popular brasileira.

Serviço:

Eu Faço Cultura Rio de Janeiro RJ Oficina de música com Ismael Rattis (Marambaia)

Local: Caixa Cultural

Endereço: Av. Almirante Barroso - 25 Sobreloja Centro

Data: 31/08 a 02/09

Horário: 18h30 às 22h30

Inscrições: Gratuitas pelo site www.eufacocultura.com.br até o dia 30 de agosto ou no dia 31 no local de realização da oficina.

Show com Biquini Cavadão

Abertura: Marcell Powell Trio

Endereço: Rua dos Arcos, S/N - Lapa

Data: 03/09/10

Horários:

Horário de abertura da casa: 22h

Horário do Show de abertura: 23h

Horário do Show principal: 0h

Preços:

Pista: Inteira: R$ 50 (inteira); R$ 25 (meia)

Pon