ASSINE
search button

Artista plástico une botânica e desenho animado botânica

Compartilhar

Portal Terra

DA REDAÇ O - À primeira vista as aquarelas de Sergio Allevato parecem apenas obras sobre a flora dos diversos países. Mas se olharmos bem, além de trazer a delicadeza das plantas e flores, o artista ainda dá um toque divertido a suas obras. Partes da anatomia das plantas tomam a inusitada forma de personagens da Disney, Hanna Barbera e Warner Bros, como Pernalonga, Mickey, Pato Donald e Zé Carioca.

Na série "Atlas Botânico", os personagens característicos de um lugar são introduzidos no desenho da flora típica do local. Assim, além da brincadeira ilusória proposta pelo artista, o trabalho adquire características de uma pesquisa sobre a flora e a cultura de um país - Mickey é relacionado a espécies dos Estados Unidos e Ligeirinho aparece em plantas típicas do México. Já na série "Rio de Janeiro", é possível encontrar o bico do Zé Carioca numa bromélia nativa, a Alcantarea imperialis.

A pesquisa de Sérgio Allevato mistura aspectos naturais e culturais, dando um ar malicioso às imagens. A idéia de que se está olhando para a aqurela de uma planta que na verdade traz a inverossível lembrança com um personagem infantil traz ao trabalho um sorriso irônico e discreto.

O artista fez mestrado em Arte Contemporânea na Goldsmiths College, Londres e tem obras nas coleções permanentes do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Museu de Arte Moderna da Bahia e American Museum of Natural History of New York, entre outras. A partir de 4 de agosto suas obras estarão na Galeria Artur Fidalgo, Rio de Janeiro.

Serviço

Exposição Sergio Allevato

Galeria Artur Fidalgo - rua Siqueira Campos, 143, lojas 147 e 150, 2o piso

De 4 de agosto a 4 de setembro Contato: (21) 2549-6278