Em pré-estréia, Zé do Caixão chama Luciana Gimenez de burra

Portal Terra

SÃO PAULO - O ator e cineasta José Mojica Marins, criador do personagem Zé do Caixão, realizou na última segunda-feira a pré-estréia de seu programa de entrevistas, "O Estranho Mundo de Zé do Caixão", em São Paulo.

Acompanhado da mulher, a atriz Lenir Dark, Mojica disse que gostaria de contar com a presença de Jô Soares em seu talk show, mas que não gostaria de entrevistar a apresentadora Luciana Gimenez, que comanda o Superpop, da Rede TV!

- Ela é burra de verdade, falta miolo. Certa vez ela me entrevistou e deu um conselho: disse que eu deveria pensar em fazer um filme de terror, imagine - disparou o cineasta, responsável por clássicos do terror brasileiro, como "À Meia-Noite Levarei Sua Alma" (1962), e "Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver" (1966).

Longe das câmeras, Mojica pouco se parece com o soturno personagem que o tornou famoso. De camisa vermelha e um largo sorriso no rosto, ele reforça que Zé do Caixão nada mais é do que um personagem que não reflete sua personalidade.

- Ele é violento, mas ao mesmo tempo defende as crianças. É um tipo, e não imita nenhum personagem estrangeiro. Zé do Caixão é essencialmente um mito brasileiro - enfatizou.

O programa, porém, segue a linha que o tornou famoso. Poltronas roxas, cortinas vermelhas e um caixão servem de cenário para que o cineasta arranque declarações inusitadas de seus entrevistados, como o cantor Lobão, que afirmou ter feito uma batucada sobre o caixão da própria mãe.

Apesar do cenário macabro, "O Estranho Mundo de Zé do Caixão" tem uma forte vocação para o humor. As entrevistas, longe de serem soturnas, acabam por arrancar gargalhadas do espectador ao trazer personalidades que vão da vidente Mãe Dinah ao estilista Alexandre Herchovitch, responsável pelo atual figurino de Zé do Caixão.

O clima mítico que cerca o personagem de Mojica, porém, ainda tem o poder de intimidar alguns entrevistados.

- Foi uma experiência divertida, mas diferente. Aquele cenário me impressionou, e acho que ele despertou sensações da minha infância, quando eu morria de medo do Zé do Caixão - admitiu a atriz Luciana Vendramini.

Dirigido por André Barcinski e Álvaro Pereira Jr., "O Estranho Mundo de Zé do Caixão" estréia no dia 25 de abril no canal Brasil e já tem 26 episódios gravados, que segundo Mojica, vão mostrar "as piores facetas de cada entrevistado".

Às celebridades que se recusarem a participar do programa, ele deixa um recado.

- Que vocês caiam no esquecimento e passem seus dias vendendo churrasco na porta das emissoras, chorando feito emos - finalizou, às gargalhadas.