Leandro Souto Maior, JB Online
RIO - O guru Maharishi Mahesh Yogi morreu nesta terça-feira, aos 91 anos, em sua casa ma Holanda. As primeira sinformações dizem que ele morreu de causas naturais.
O guru ganhou fama quando, nos anos 60, foi procurado pelos Beatles, que buscavam um sentido para a vida e para a incrível fortuna que estavam ganhando.
Primeiro foram a uma palestra do Maharish no País de Gales. Nesta ocasião, justo quando estavam em busca de um sinal espiritual, morre o empresário descobridor do grupo, Brian Epstein. Este fato é considerado como o início do fim da mais relevante banda de rock da história.
Logo depois, os quatro cabeludos de Liverpool foram para a Índia com o guru, junto de outros artistas e seguidores. Depois de algumas semanas, Ringo Starr e Paul McCartney resolveram voltar à Inglaterra e John Lennon e George Harrison - o mais envolvido com a cultura oriental - ficaram um pouco mais.
Um suposto assédio do guru a uma das seguidoras que lá estava na ocasião é apontada como a causa da 'desilusão' do grupo com o líder espiritual, fato que acabou rendendo uma bela música, "Sexy Sadie", de John Lennon.
A morte do 'guru dos Beatles' acontece, coincidentemente, no mesmo dia em que a Nasa transmite a primeira música diretamente ao espaço, justamente uma canção dos Beatles, "Across the universe" (que contou com os vocais de uma brasileira, Lizzie Bravo).
Mahesh começou a ensinar meditação em 1955 e em 1959 chegou aos Estados Unidos, onde popularizou sua seita. Após 50 anos, o guru conseguiu transformar a seita em um império avaliado em alguns milhões de dólares.
Em 1990 o Maharishi transferiu sua sede para o pequeno povoado de Vlodrop, no sul da Holanda. Uma cerimônia memorial será realizada ali na quinta-feira, segundo um porta-voz, antes do funeral, previsto para acontecer no rio Ganges, na Índia. (com agências)