ASSINE
search button

Filme de Tom Cruise enfim usa memorial em Berlim

Compartilhar

REUTERS

BERLIM - Começaram na sexta-feira os preparativos para as filmagens em um memorial de Berlim de um projeto sobre uma conspiração para matar Hitler, depois de o governo alemão ter cancelado sua decisão de barrar Tom Cruise.

Os responsáveis pelo filme levaram meses para convencer o governo alemão que autorizar o ator de Hollywood a filmar no local não representará uma profanação do memorial, mas irá honrar a memória dos homens que quase mataram Hitler em 20 de julho de 1944.

O filme é intitulado 'Valkyrie', codinome da conspiração, e traz Tom Cruise no papel do líder da conspiração, Claus von Stauffenberg, que colocou uma pasta contendo uma bomba ao lado do ditador nazista em sua casa conhecida como 'Toca do Lobo', no leste da Prússia.

Hitler sobreviveu milagrosamente à explosão, sofrendo apenas ferimentos leves. Stauffenberg e seus co-conspiradores foram presos e executados horas depois no pátio do 'Bendlerblock', que hoje integra o complexo do Ministério da Defesa alemão.

Devido ao significado histórico do Bendlerblock, o governo alemão num primeiro momento se negou a autorizar filmagens no local. A decisão foi revogada este mês, depois de o governo receber uma carta de um dos co-produtores do filme.

Operários ergueram um andaime de madeira e um monte de terra no pátio para recriar o local como era em 1944. A cena que mostra os últimos momentos de vida de Stauffenberg será filmada ali. As filmagens estão previstas para terminar no domingo.

O ministro da Defesa alemão, Franz Josef Jung, tinha dito que o filme não poderia ser rodado em nenhuma instalação militar alemã se Tom Cruise fizesse o papel principal, justificando sua decisão pelo fato de Cruise ser seguidor da Igreja da Cientologia.

Mais tarde o governo declarou que as crenças pessoais de Cruise não guardavam relação com sua decisão inicial de proibir as filmagens no Bendlerblock.

A Alemanha não reconhece a cientologia como religião e a vê como seita que se faz passar por igreja para ganhar dinheiro. Os cientologistas rejeitam a acusação.

Dirigido por Bryan Singer e co-estrelado pelo britânico Kenneth Branagh, 'Valkyrie' está previsto para chegar aos cinemas em 2008.