REUTERS
SÃO PAULO - O macacão, item obrigatório nos desfiles de moda masculina deste São Paulo Fashion Week, aguarda na fila para invadir os guarda-roupas dos homens no próximo verão, disputando com outras peças menos convencionais como o suspensório e criações em rosa.
Mario Queiroz, V.Rom e Alexandre Herchcovitch foram alguns que trouxeram macacões em suas coleções masculinas. Já o suspensório foi quase unanimidade, em seis desfiles. O pink veio em uma camisa brilhosa da Ellus, uma camiseta estampada da Cavalera e em uma camisa xadreza da grife Do Estilista.
- O homem brasileiro não usa nada que faça sua masculinidade ser questionada - ressaltou Igor de Barros, da V.Rom, que acredita que o macacão irá crescer no gosto popular.
- É como o verde, que era uma coisa muito difícil de vender e hoje em dia todo mundo consome - explicou.
Se a relutância ao verde era grande, o que dizer então do rosa? Para o jornalista Lula Rodrigues, especializado em moda masculina, muitos homens já usam camisas pólo em rosa, mas o truque é dizer salmão, nunca pink.
- Não se pode exagerar. Jeans e outras calças em rosa não pegam. Só na camisa pólo, camiseta. E deve-se dizer salmão, que ai o homem usa.
Rodrigues, que vem acompanhando os desfiles masculinos desde o Fashion Rio, aposta nos paletós desestruturados, para fazer um estilo casual chic. - É uma peça coringa para turbinar o básico, vai bem com um jeans e uma camiseta - disse.
Já o macacão, para Rodrigues, é uma dúvida. - Não sei se vão usar, o homem brasileiro é meio refratário a essas modas.
Peças fortes do verão, como as bermudas de surfista, devem ganhar uma roupagem nova, com tecidos nobres de alfaiataria, como a padronagem de risca-de-giz.
O colete, não tão óbvio assim para o verão, ganhou a simpatia de Do Estilista, Mario Queiroz e Herchcovitch.
Entre os acessórios, o suspensório ganha de longe de jóias e chapéus. Marcelo Sommer, que fez três coleções nesta temporada (Do Estilista, TNG e AfroReggae), explica que eles podem ser usados de diversas maneiras.
- Se for com a função de enfeite, deve ser usado à noite. Com a função de suspender a calça, pode ser com qualquer roupa. É uma outra opção ao cinto - disse.
Sommer acredita que no próximo verão a silhueta do homem ficará no meio termo nem muito larga, nem muito justa como neste outono-inverno.
- Acho que as pessoas estão se cansando daquela calça totalmente justa que apareceu muito nas últimas estações - afirmou Sommer. - Dei uma afastada na silhueta, obviamente em cada marca em sua proporção.