REUTERS
LOS ANGELES - Homem-Aranha continuou a realizar façanhas pelo segundo fim de semana, quando a bilheteria mundial total do terceiro filme da trilogia sobre o super-herói chegou a 622 milhões de dólares.
Em seu segundo fim de semana em cartaz, 'Homem-Aranha 3' vendeu estimados 145,5 milhões de dólares em ingressos, divididos entre 60 milhões na América do Norte e 85,5 milhões no resto do mundo, informou a distribuidora do filme, Columbia Pictures.
Essa situação de liderança provavelmente vai mudar no próximo fim de semana, com a estréia de 'Shrek 3,' e no fim de semana seguinte, quando 'Piratas do Caribe -- No Fim do Mundo' chegará às telas.
Na América do Norte, 'Homem-Aranha 3' liderou com folga em relação às outras duas estréias, que ficaram em segundo e terceiro lugar nas bilheterias: o terror '28 Weeks Later' ('Extermínio 2'), com decepcionantes 10 milhões de dólares vendidos, e o mais recente fracasso de Lindsay Lohan, 'Georgia Rules' ('Ela é a Poderosa'), que arrecadou apenas 5,9 milhões de dólares.
Depois de dez dias em cartaz, a bilheteria acumulada de 'Homem-Aranha 3' está em 242,1 milhões de dólares. No mesmo período, em 2004, 'Homem-Aranha 2' já faturara 256 milhões de dólares, e o primeiro filme da série, em 2002, 223 milhões. 'Homem-Aranha 2' foi beneficiado pelo fato de ter estreado numa quarta-feira.
A Columbia Pictures disse que 'Homem-Aranha 3' custou 258 milhões de dólares, e fontes estimam que as cópias e a publicidade somaram cerca de 125 milhões de dólares a essa conta. A bilheteria é dividida mais ou menos igualmente entre o estúdio e os proprietários dos cinemas, segundo uma fórmula complexa.
Como os dois primeiros filmes, 'Homem-Aranha 3' é estrelado por Tobey Maguire e Kirsten Dunst no papel de sua namorada, Mary Jane. A direção é de Sam Raimi. O quarto filme da série está em fase inicial de desenvolvimento.
A estréia de 10 milhões de dólares de 'Extermínio 2' igualou a do filmou que o antecedeu, 'Extermínio', em 2003, sendo que o primeiro filme começou sendo exibido em mil cinemas a menos.
'Ela é a Poderosa' rendeu muita publicidade negativa a Lindsay Lohan no ano passado, quando o produtor do filme, James G. Robinson, escreveu à atriz uma carta condenando seu comportamento 'irresponsável e pouco profissional' durante a produção. A carta rapidamente chegou à Internet.
No filme, ela faz uma adolescente problemática que é enviada para morar com sua avó durona (Jane Fonda) numa pequena cidade do interior. Felicity Huffman representa sua mãe alcoólatra.