REUTERS
LOS ANGELES - Quando 'Homem Aranha 3' estrear nos cinemas brasileiros nesta sexta-feira, o super-herói já terá enredado espectadores de todo o mundo. A Columbia Pictures começou a exibir o terceiro filme de sua lucrativa franquia na terça-feira em 16 países -- oito na Ásia e oito na Europa. 'Homem Aranha 3' estréia também nos EUA e na Grã-Bretanha na sexta-feira. As vendas de ingressos no primeiro dia de exibição nesses mercados, que incluem Japão, Coréia do Sul, Alemanha e França, totalizaram 29,2 milhões de dólares, anunciou o estúdio pertencente à Sony Corp. na quarta-feira.
Em todos os países, o novo filme superou a performance dos dois primeiros, e, em dez deles, quebrou recordes de bilheteria. A título de comparação, 'Homem Aranha 2' estreou com 15,6 milhões de dólares nesses países em 2004, e 'Homem Aranha', em 2002, com 10,6 milhões. Com orçamento de 258 milhões de dólares, segundo a Columbia -- ou mais de 350 milhões de dólares, segundo a máquina de fofocas de Hollywood --, 'Homem Aranha 3' traz os astros Tobey Maguire e Kirsten Dunst novamente dirigidos por Sam Raimi.
Como frequentemente acontece com as sequências de filmes de super-heróis, a ação é um pouco mais sombria. Alguns críticos influentes não ficaram muito entusiasmados. O Los Angeles Times disse que o filme tem 'um clima desajeitado'. O Times de Londres o descreveu como 'duas horas de diversão maluca, altamente elegante'. Mas ninguém espera que 'Homem Aranha 3' tenha qualquer dificuldade para dominar as vendas de ingressos na América do Norte, ou, pelo menos, não antes da estréia de 'Shrek 3', em 18 de maio, seguida uma semana depois por outro filme que encerra uma trilogia, 'Piratas do Caribe -- No Fim do Mundo'.
O analista de cinema Brandon Gray, presidente do Box Office Mojo (www.bosofficemojo.com), acha que é 'muito provável' que 'Homem Aranha 3' supere o recorde fixado há exatamente um ano por 'Piratas do Caribe -- O Baú da Morte' em seus três primeiros dias em cartaz -- 135,6 milhões de dólares.
É difícil traçar comparações com 'Homem Aranha 2' porque esse filme estreou numa quarta-feira. Mas o segundo 'Piratas do Caribe' quebrou o recorde anterior de três dias de estréia, 115 milhões de dólares, fixado pelo primeiro 'Homem Aranha.' Essa cifra seria de aproximadamente 130 milhões de dólares hoje, contabilizada a inflação dos preços dos ingressos, disse Gray.