Menino e prostituta apresentam obra de artista argentino no Rio

Agência EFE

RIO - Uma criança e uma prostituta dos subúrbios de Buenos Aires apresentam o artista argentino Antonio Berni no Brasil, numa exposição de sua obra gráfica aberta nesta quarta no Rio de Janeiro.

Duas séries mostram os personagens mais representativos do artista: Juanito Laguna e Ramona Montiel. Eles servirão de guias na mostra que 'revela a dura realidade e os sonhos latino-americanos', disse a curadora da exposição e diretora do Museu de Arte Moderna de Buenos Aires, Laura Buccellato.

Em 84 serigrafias e xilografias, misturadas com elementos de colagem e 'pop art', Juanito e Ramona apresentam o universo de Antonio Berni (1905-1981).

O personagem Juanito Laguna é um menino que luta pela vida no meio do lixo nos subúrbios de Buenos Aires. O próprio Berni diz que ele é 'um personagem típico da América Latina: um menino pobre, mas não um pobre menino'. A figura foi cantada por artistas como Mercedes Sosa e Astor Piazzolla.

Outra série é dedicada a Ramona Montiel e ao contexto em que vivia. Ela sonha com uma vida melhor em Buenos Aires, mas se prostitui e 'encarna a todas as heroínas do tango, seduzidas pelas luzes do centro, pelo champanhe', costumava a dizer Berni.

A exposição inclui ainda a série 'A obsessão da beleza', de 1975, que corresponde à época de golpes militares e de crise sócio-econômica.

A exposição no Centro Cultural dos Correios vai até 3 de junho e é uma oportunidade de conhecer a produção gráfica de Berni, de 1951 a 1977.

A maior mostra do artista argentino no Brasil reflete a inquietação social que marca a sua obra através das representações caricaturais do universo popular de Buenos Aires, e a inovação estética através dos materiais e técnicas utilizados.

O pintor recolhia materiais e resíduos das ruas para a criação de suas obras 'como uma franca crítica ao sistema que produz' o lixo, afirmou a comissária.

Além disso, as crianças do Rio de Janeiro terão a oportunidade de aprender as técnicas de gravura e serigrafia na Oficina Juanito Laguna e realizar obras como as do artista argentino.