Julia Stiles vai estrelar e produzir filme sobre Sylvia Plath

REUTERS

NOVA YORK - A atriz Julia Stiles ('A Profecia' e da comédia adolescente 'Dez coisas que eu odeio em você' ) vai estrelar e produzir uma adaptação do romance autobiográfico de Sylvia Plath 'A Redoma de Vidro'. A atriz e seus representantes na agência Creative Artists passaram dois anos para adquirir os direitos cinematográficos da produtora francesa StudioCanal.

O drama transcorre nos anos 1950 e gira em torno da jovem editora de livros Esther Greenwood (Stiles), que não se adapta às normas sociais de seu tempo e vai pouco a pouco mergulhando numa doença mental. A previsão é que a fotografia principal comece no início de 2008. A produção também terá a participação das empresas independentes Plum Pictures e Killer Films.

Uma versão do livro feita em 1979 foi estrelada por Marilyn Hassett. Desde então, os direitos sobre o único romance escrito pela poeta premiada com o Pulitzer (publicado por volta da época de seu suicídio, em 1963) foram detidos por várias partes. Gwyneth Paltrow estrelou uma cinebiografia de Sylvia Plath lançada em 2003, 'Sylvia -- Paixão Além de Palavras'.

Stiles escreveu e dirigiu o curta-metragem dramático 'Raving', produzido pela Plum e financiado pela revista Elle, baseado num artigo da publicação. Estrelado por Zooey Deschanel e Bill Irwin, o filme fará sua estréia no Festival de Cinema Tribeca e será exibido pelo Sundance Channel em 8 de maio. Stiles foi vista nos cinemas mais recentemente no remake de 'A Profecia', lançado em 2006.