ASSINE
search button

Museu Londrino abriga mostra de vídeos brasileiros

Compartilhar

Agência ANSA

LONDRES - O museu Tate Modern, de Londres, abriga de hoje a domingo a mostra "Video Links Brazil: An Antology of Brazilian Video Art 1981-2005", que trata a trajetória da vídeo-arte no país em três programas: "Early Work" (primeiros trabalhos), "Pause and Reflect" (pausa e reflexão) e "Documentary" (documentário).

A mostra tem apoio do instituto Arts Council England e da Embaixada do Brasil em Londres, e curadoria do brasileiro radicado em Londres Antonio Pasolini.

No primeiro dia, a mostra "Early Work" enfoca os vídeos independentes da década de 1980, com grupos como TV Viva e TVDO ao lado de projetos mais pessoais.

No sábado, é a vez da programação "Pause and Reflect", com temáticas ligadas ao corpo, poesia visual, mídia, experiências sociológicas e narrativas inovadoras. Entre os artistas enfocados estão Maria Cattani, Carlos Nader, Tadeu Jungle e outros. Um dos destaques são os gaúchos Letícia Ramos e Luiz Roque, com o vídeo de 3 minutos "Greenhouse", uma sequência de imagens em uma estufa tomada por fumaça colorida.

No domingo, a mostra encerrada com documentários de Carlos Nader ("O Beijoqueiro"), Lucas Bambozzi ("I Have No Words"), Jurandir Killer e Kiko Goiffman ("RedZone"), grupo Brócolis VHS ("Afinação da Interioridade"), Roberto Berliner ("A Pessoa é para o que Nasce) e Vicente Carelli ("Antropofagia visual").